Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Seminário Internacional Fazendo Gênero 12

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Estudos Feministas, Género

O Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 está com a chamada aberta para envio de comunicações orais.

O Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 acontecerá entre os dias 26 e 31 de julho de 2020 na Universidade Federal de Santa Catarina e reunirá pesquisadoras, estudantes, ativistas, artistas, professoras e interessadas nas questões que envolvem o gênero, as mulheres, feminismos e sexualidades. O tema deste ano é “Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos”. A concepção geral do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 coloca-se no debate atual dos feminismos e das visibilidades de minorias, reconhecendo a importância das vozes que falam por si e por um comum compartilhado, reivindicando direitos, quando e sempre que o contexto e a força das mediações as ameaçar de silenciamento.

No plural, os lugares de fala anunciam não uma forma estática de expressão e enfrentamento, mas um agenciamento de diversidades em chave interseccional, configurando uma busca por direitos que não pode desprezar a importância das relações e dos afetos que caracterizam as lutas na contemporaneidade. Assim, na política dos lugares de fala aqui engendrada, resta o gesto relacional dos encontros afetivos como reconhecimento dos corpos e dos espaços de luta de muitas vidas que resistem aos poderes, reorganizando as dinâmicas da existência em contato, na inelutável articulação entre as diversidades, os direitos reivindicados e os afetos. Além disso, o Fazendo Gênero assume um caráter transnacional ao procurar estabelecer laços entre os feminismos de diversos continentes e busca promover um espaço de interlocução, considerando os contextos diversos entre os diferentes campos do conhecimento, as suas expressões artísticas, e entre os movimentos sociais e a academia.

As línguas oficiais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 serão português, espanhol e inglês. Além disso, pioneiramente, o evento possibilitará a apresentação de trabalhos em libras.

O Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 terá várias modalidades de participação: Simpósios Temáticos (inscrições abertas), Minicursos, Oficinas, Pôsteres (para estudantes de graduação e Ensino Médio), Mostra Audiovisual, Mostra de Arte Feminista (III Exposição Arte e Gênero), Mostra de Fotografias, Programação Cultural, Performances, Lançamento de livros, revistas e materiais didáticos, Rodas de Conversa, Ouvintes (as demais modalidades de participação receberão inscrição conforme o calendário do evento).

O período de inscrição de propostas para as modalidades: Comunicações Orais, Pôsteres, Oficinas e Minicursos está aberto até 29 de outubro de 2019.

Mais informações: http://fazendogenero.ufsc.br/12/