Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Seminário: As relações entre a Espanha e o Brasil nos últimos 25 anos

Início: Fim: Países: Brasil, Espanha

Eventos, Formação, História, Relações Internacionais

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de maio, o Centro de Estudos Brasileiros organiza o seminário “As relações entre a Espanha e o Brasil nos últimos 25 anos. História e perspectivas”, que será ministrado pelo Dr. Bruno Ayllón Pino, do Instituto Universitário de Desenvolvimento e Cooperação da Universidade Complutense de Madri, em colaboração com o grupo de pesquisa BRASILHIS.

O seminário tem como objetivo oferecer um panorama sobre as relações entre a Espanha e o Brasil nos últimos 25 anos, período durante o qual as relações bilaterais passam de uma fase de irrelevância mútua a outra de associação estratégica que desemboca, nos últimos quatro anos, em um certo estancamento do dinamismo que as caracterizava anteriormente. O seminário abordará as relações políticas e econômicas, como as culturais, sociais e cooperativas, no contexto das transformações do sistema internacional, europeu e latino-americano dos últimos cinco anos, um necessário contexto que explica e determina as dinâmicas bilaterais. Igualmente, pretende-se abordar a especial relevância que os diferentes governos espanhóis e brasileiros deram as relações bilaterais até o presente momento. Baixe aqui o programa e a bibliografia completa do seminário.

O seminário está orientado a alunos de pós-graduação (máster e doutorado) e a docentes e pesquisadores da USAL, assim como a todas as pessoas interessadas no tema. As sessões serão ministradas em espanhol no Palácio de Maldonado (Plaza de San Benito, 1), de 10h00 às 13h00. A matrícula é gratuita e as pessoas interessadas devem realizar a inscrição até próximo 10 de maio no seguinte formulário online para ter o correspondente diploma de participação. Todos os alunos de pós-grauduação da USAL inscritos no seminário poderão concorrer a uma das trêss (3) bolsas de estada para pesquisa que a Universidade de São Paulo oferece. Baixe aqui a informação sobre a convocatória.

Bruno Ayllón Pino é professor do Instituto Universitário de Desenvolvimento e Cooperação da Universidade Complutense de Madri e membro do Grupo de pesquisa BRASILHIS da Universidade de Salamanca. É doutor em Relações Internacionais pela Universidade Complutense de Madri com a tese de intitulada “Las relaciones Brasil-España ponderadas desde la perspectiva de la política exterior brasileña (1979-2000)”.

Fonte: CEBUSAL