Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Segundo Encontro sobre a Língua na Galiza

Início: Países: Galiza

Língua, Política Linguística

A Academia Galega da Língua Portuguesa anuncia a realização da segunda mesa-redonda virtual da Casa da Lusofonia, em celebração do Dia da Língua Portuguesa de 2021. Terá lugar o dia 30 de junho, às 19 horas, com a moderação da académica Teresa Moure, tendo como participantes Celso Álvarez Cáccamo, Miguel Anxo Fernán Vello, Pilar Garcia Negro, Olivia Penas e Elias Torres Feijó.

Link: https://www.academiagalega.org/transmissao-do-youtube.html

Os intervenientes têm três perguntas que servem de guia para as palestras:

• Olhar para a frente: É possível fazermos política linguística sem as instituições?
  • Olhar para fora: Que estratégias diplomáticas e sociais podemos desenvolver para estreitar os laços com os demais países lusófonos?
  • Olhar para dentro: Que decisões devemos adotar para melhorar a saúde da língua aqui e agora?

O primeiro dos Encontros realizou-se o 8 de maio, integrando representantes de associações cívicas e culturais, com Marcos Maceira, Presidente da Mesa pola Normalización Linguística, Eliseu Mera, Vice-Presidente da Associaçom Galega da Língua, Antia Cortiças Leira, da Associaçom Cultural Artábria, Santiago Quiroga, da Gentalha do Pichel, e Maria Dovigo, Vice-Presidente da Associação Cultural Pró AGLP.

O terceiro dos Encontros estará orientado ao âmbito político e será anunciado oportunamente.

Fonte: academiagalega.org