Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Samson Kambalu — Situacionismos, Cinemas e Outras Histórias

Início: Fim: Países: Portugal

Cinema, História

Debate "Situacionismos, Cinemas e Outras Histórias"
24 de Novembro, 18h30, Culturgest (Lisboa)

Os filmes e instalações de Samson Kambalu impelem-nos a olhar de forma cruzada para o pensamento, a produção de imagens e a história concebidas nos territórios africanos e europeus. Tendo como mote a exposição deste artista patente nas galerias, juntaremos em debate três investigadores do Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH), para pensarmos que questões a sua obra nos coloca.

Estarão connosco Ricardo Noronha, investigador na área da história social e económica, com uma pesquisa que passa também pelo Situacionismo, um movimento de referência para Kambalu; Raquel Schefer, realizadora e programadora, professora na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, com investigação na área do cinema africano e da afrodiáspora e Catarina Laranjeiro, que terá também a cargo a moderação deste encontro.

Este debate enquadra-se na Linha Temática Mediações Moderna: Arte, Tecnologia e Comunicação, do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Debate integrado na programação da exposição Freetown, de Samson Kambalu, patente na Culturgest entre 2 de Outubro e 6 de Fevereiro.

Curadoria:
Catarina Laranjeiro, Liliana Coutinho e Rui Lopes

Entrada gratuita, com levantamento de bilhete 30 min. antes do início da sessão (sujeito à lotação da sala).