Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Seminário Nacional Mulher e Cultura

Início: Fim: Países: Brasil

Cultura

Quais são as ações e os espaços de visibilidade das mulheres na cultura? Para responder essa e outras questões semelhantes, a Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura da Bahia (BA), promove o Seminário Nacional Mulher e Cultura (SNMC). O evento, que ocorrerá entre 28 e 31 de outubro em Salvador, resulta de parceria com o Ministério da Cultura (MinC), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Interessados também poderão acompanhar os debates online pelo site da Fundação Pedro Calmon.

O Complexo dos Barris, na capital baiana, será palco do seminário e, durante quatro dias, receberá escritoras, gestoras, militantes, pensadoras, empreendedoras culturais e artistas negras de todo o país. Um dos principais objetivos do encontro é discutir o protagonismo feminino na cultura. A iniciativa busca ser um espaço de convivência e troca de experiências acadêmicas, artísticas e culturais, ao permitir a interação entre diferentes agentes femininos de cultura do Brasil para fortalecer a rede de articulação feminina em todo país.

Os debates e rodas de diálogo terão como temas: "Mulher: Tradição e Contemporaneidade", "Mulheres da Cultura", "Mulher, Cultura e Comunicação", "Mulheres e Conhecimentos Tradicionais" e "Cultura e Contemporaneidade". Nelas, haverá também um recorte racial. Ao longo da programação, serão discutidos a presença da mulher negra na mídia, racismo, relações raciais e práticas excludentes e reprodutoras de estereótipos sobre a população negra. Além de debates, o seminário contará com apresentações culturais femininas de música, teatro e recitais. Também haverá lançamentos e exposições de livros ao longo da programação.

No dia de encerramento do seminário, na sexta-feira (31/10), as cantoras baianas Juliana Ribeiro, Savannah Lima e Gal do Beco farão o show "En'Canto", gratuito, em homenagem às mulheres do samba brasileiro, na Praça Tereza Batista – Pelourinho, a partir das 19h. Os debates e intervenções artísticas durante o seminário serão restritos às credenciadas para o evento, já as exposições e vendas temáticas serão abertas ao público, nos espaços livres da Biblioteca Pública dos Barris.

Seminário Nacional Mulher e Cultura
28 a 31 de outubro de 2014
Complexo Cultural dos Barris, Av. Sete de Setembro, 282 - Centro, Salvador – BA.

Mais informações: http://www.fpc.ba.gov.br/mulherecultura/

Assessoria de Comunicação|MinC