Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Primeiro Encontro "Pensadoras: futuros do presente"

Início: Fim: Países: Brasil

Filosofia, Mulheres, Prémios

Nos dias 6 e 7 de outubro de 2020, acontecerá remotamente e ao vivo por meio do canal no YouTube do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade de Brasília (UnB) o primeiro encontro "Pensadoras: futuros do presente”.

O evento receberá as 15 pesquisadoras inscritas no "Prêmio Filósofas" da UnB e da USP. Elas comentarão suas pesquisas, trajetórias, dificuldades e perspectivas dentro da vida acadêmica. Seus trabalhos foram avaliados pelos programas de pós-graduação de suas respectivas universidades e apresentam um interessante panorama da pesquisa filosófica feita por mulheres entre 2017 e 2020. Também participam do evento sete professoras de filosofia de diferentes universidades do País.

O evento é fruto de parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Brasília (UnB) a fim de dar destaque à produção acadêmica de excelência de mulheres na pós-graduação, tendo sido organizado pelos professores Cecília Almeida (UnB), HilanBensusan (UnB), Raquel Imanishi (UnB) e Tessa Lacerda (USP) e pelos Grupos NÓS/USP e Anarchai/UnB, com apoio do Programa de Pós-graduação em Filosofia da FFLCH-USP e do PPGFILUnB. O vídeo gravado ficará disponível no mesmo canal do YouTube e os participantes inscritos terão direito a um certificado de participação.

Prêmio Filósofas Mestrado e Doutorado - 2020

A Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e a Diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof), com apoio da Kotter Editorial, foram as responsáveis pela Edição 2020 do Prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica em Mestrado e Doutorado, referente a dissertações e teses defendidas entre 2017 e 2020 e inscritas na premiação até agosto de 2020.

O principal objetivo da premiação é lutar contra o preconceito acadêmico, dar visibilidade à obra de filósofas, discutir questões de feminismo e gênero e, principalmente, fazer filosofia. O grupo organizador forma um coletivo de profissionais brasileiros engajados em projetos sobre filosofia e mulheres.

Informações complementares: