Terça-feira, 04 de Outubro de 2022
Congressos

Primeiras Jornadas Internacionais Afro-luso-brasileiras: em memória de José Saramago

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: México

Chamada para trabalhos, Estudos Luso-Afro-Brasileiros, Língua, Literatura, PLE

A Cátedra Extraordinária José Saramago da UNAM, o departamento de Letras Portuguesas da Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua convidam investigadores e estudantes a apresentar propostas de comunicações para as Primeiras Jornadas Internacionais Afro-luso-brasileiras que, este ano, serão dedicadas ao Prémio Nobel da Literatura de 1998, José Saramago, no âmbito das comemorações do seu centenário. Como conferencistas convidados, as Jornadas contarão com a presença do escritor português Paulo José Miranda, vencedor do Primeiro Prémio Literário José Saramago (1999) e com o Prof. Doutor Burghard Baltrusch, Presidente da I Cátedra Internacional José Saramago na Universidade de Vigo.

As Jornadas serão realizadas na Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2022, com o objetivo de reunir investigadores, estudantes e professores que tenham como eixo do seu trabalho a língua portuguesa, nas suas distintas manifestações culturais e literárias, de forma a fomentar o diálogo e enriquecer a reflexão entre distintas perspectivas e instituições.

Neste sentido, são aceites propostas de comunicações ou painéis em português, espanhol e inglês para as seguintes secções:

I. Secção de estudos saramaguianos

II. Literaturas africanas em língua portuguesa

III. Literatura portuguesa

IV. Literatura brasileira

V. Literatura Infanto-juvenil

VI. Português como língua estrangeira

VII. Literatura comparada: tradução e edição de obras portuguesas no estrangeiro - com especial interesse no contexto hispano-americano.

São aceites propostas até 20 de setembro.

Mais informações na página: https://afrolusobrasileiras.wixsite.com/jornadas/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas