Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Congressos

Praga | Conferência Internacional Viva África 2015

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: República Checa

Chamada para trabalhos, Estudos Africanos, Ciências Humanas e Sociais

A Universidade Metropolitana de Praga, em parceria com o Departamento de Ciência Política da Universidade de Hradec Králové e a Associação Cultura África, e com o apoio da Associação Checa de Estudos Africanos; realiza a 9ª Conferência Internacional sobre Estudos Africanos: Viva África 2015, que decorrerá nos dias 22 e 23 de outubro de 2015 na Universidade Metropolitana de Praga, subordinado ao tema «A produção de conhecimento sobre e na África».
 
No mundo globalizado, a África é mal representada de maneira dupla: pela seleção dos modos de conhecimento e pela supressão deliberada de conhecimento. De facto, a produção de conhecimento, divulgação, circulação e consumo são fortemente afetados pela dinâmica de poder global, particularmente pelos legados de relações de poder herdadas e os seus efeitos persistentes sobre a cultura global moderna e a política, em que o papel de África parece ser marginalizado.
 
A conferência Viva África 2015 irá discutir as atuais dinâmicas de produção de conhecimento sobre a África. São bem-vindas as contribuições de diversas perspetivas académicas e intelectuais que contribuam para o conhecimento sobre as realidades sociais no continente Africano:
 
‣ As tendências atuais na produção de conhecimento e o seu impacto sobre a África;
‣ As fronteiras da produção de conhecimento existentes na África;
‣ Os universalismos metodológicos e teóricos desafiadores dos expatriados com bolsas de estudos em ciências sociais no continente Africano;
‣ O papel dos cientistas sociais na promoção do progresso social através da produção de conhecimento descolonizado no continente;
‣ As interfaces entre os sistemas autóctones e os modernos;
‣ O papel das epistemologias e o dos intelectuais africanos na produção de conhecimento;
‣ A produção do conhecimento no período pré-colonial, colonial e pós-colonial na África e quais as suas implicações no desenvolvimento;
‣ A contribuição dos estudos africanos na Europa, Ásia e América Latina pós-comunistas.
 
Apresentação de trabalhos
 
Os resumos, de não mais de 300 palavras, devem ser enviados até 17 de julho de 2015 para o endereço: info@vivaafrica.cz.
 
Todos os resumos submetidos serão revisados ​​pela comissão científica composta pelos/as africanistas:
 
Vlastimil Fiala (Universidade de Hradec Králové), Hana Horáková (Universidade Metropolitana de Praga), Josef Kandert (Charles University), Georg Klute (Universidade de Bayreuth), Tomáš Machalík (Associação Checa de Estudos Africanos), Kateřina Mildnerová (Universidade de São Cirilo e Metódio em Trnava, Eslováquia), Jan Prouza (Universidade de Hradec Králové), Petr Skalník (Universidade de Hradec Králové) e Katerina Werkman (Charles University).
 
Após a aceitação, a comissão científica irá notificar os/as autores/as por e-mail, até 31 de agosto de 2015.
 
Publicação
 
Os trabalhos selecionados serão publicados em uma monografia. Os autores e autoras são convidados/as a enviarem os textos finais até 31 de dezembro de 2015. O comité científico analisará os documentos recebidos e realizará uma seleção para a publicação na forma de monografia.
 
Viva África - Conferência Internacional sobre Estudos Africanos
 
Tema: A produção de conhecimento sobre e na África
Local: Universidade Metropolitana de Praga, República Checa
Data: 22-23 outubro de 2015
 
Mais informações no site do evento: www.vivaafrica.cz
 
imagem: Praga, via wikimedia.org

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas