Sexta-feira, 07 de Maio de 2021
Congressos

Porto | Objetos Ofuscantes: Mutações do Livro de Poesia no séc. XXI

Início: Países: Portugal

Eventos, Ciências Humanas, Literatura

O Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos (DEPER) da Universidade do Porto promove, no dia 12 de março às 15h30, o Seminário Aberto Objetos Ofuscantes: Mutações do Livro de Poesia no séc. XXI, pelo Professor Dr. Gustavo Rubim (FCSH/UNL).
 
Resumo: "Objetos ofuscantes" é expressão de Herberto Helder, em autoentrevista publicada na revista Inimigo Rumor. Vem usada para descrever a própria obra, mas tem potencial expansivo: "Uma pergunta em perguntas, um poema em poemas, uma rebarbativa constelação de objectos ofuscantes."
 
Partindo daí, a ideia de "objetos ofuscantes" será desviada para explorar a via do jogo com a forma gráfica e plástica do livro em poetas jovens de Portugal e do Brasil. Propõe-se uma concentração particular em criações objetais de Álvaro Seiça e Ricardo Tiago Moura (Portugal) e de Reuben da Cunha Rocha (ou CavaloDada) e Júlia de Carvalho Hansen (Brasil).
 
Seminário Aberto
Objetos Ofuscantes:
Mutações do Livro de Poesia no séc. XXI

12 de março de 2015 | 15h30 | Sala DEPER
Universidade do Porto
 
O DEPER abarca as grandes áreas do saber linguístico, literário e cultural da tradição românica e, consequentemente, os grandes momentos que a constituíram: a Antiguidade Clássica, a Idade Medieval e as épocas subsequentes, nas suas complexas articulações, formulações e utilizações através dos séculos. Fundamentalmente, na área do DEPER cabe a longa tradição literária de identidade lin­guística portuguesa, na sua permanência e individualidade de quase um milénio, na fecundidade das suas diver­sificações em várias zonas do globo, no contacto civilizacional e «poético» de diversos povos, na con­figuração de obras de arte literária de multímodas criações artísticas e expres­sões de pensamento numa língua que se formou na parte mais ocidental da România. (...)
 
Contactos: deper@letras.up.pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas