Segunda-feira, 23 de Maio de 2022
Congressos

Plurall by BEM promove a 7ª edição de sua conferência

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

PLH

Desde 2014, a Plurall by BEM (ex-Brasil em Mente) promove um evento dedicado a discutir o ensino, promoção e manutenção do português como língua de herança (PLH) entre educadores e pesquisadores de todo o mundo. Em 2018 o evento passou a ser bianual e em 2020 teve sua 6ª edição online. Essa mudança foi causada pela pandemia da COVID-19 que continua a nos impor inúmeros desafios. Por essa razão a 7ª edição do evento também será online. A data limite para submissão de propostas é dia 10 de março de 2022.

Em 2022, o evento trás duas mudanças. Primeiro, será voltado a um público maior, já que vai expandir sua área temática. Além de falar sobre ensino do PLH, abordará o ensino do português em programas bilíngues de diversos tipos. Por isso, o evento passará a ser chamado Conferência sobre o Ensino, Promoção e Manutenção do Português em contextos multilíngues (CPCM).

O evento pretende também inaugurar o Mês da Língua Portuguesa, suas culturas e heranças. Esse conjunto de comemorações busca reforçar aquelas voltadas ao Dia da Língua Portuguesa (5 de maio) que foi, recentemente reconhecido pela ONU; e as do Dia do Português como Língua de Herança (16 de maio). Essa ação tem como objetivo reafirmar nosso propósito de conscientizar falantes e aprendizes sobre o status global da língua portuguesa, idioma falado em todo o mundo. A organização busca o apoio de escolas, universidades e outras organizações culturais nesse sentido.

A temática central da CPCM será a imigração. Especificamente, como esse processo tão intrínseco à construção da própria humanidade é central no estabelecimento de políticas públicas e políticas linguísticas que, ao mesmo tempo que excluem e dividem, promovem o bilinguismo. Há de se ponderar, porém: que bilinguismo é esse? Que visão de língua, identidade e cultura carrega? Que língua, identidade e cultura promove?

Nesse sentido, o evento terá a participação da antropóloga e pesquisadora Gabrielle Oliveira, PhD, professora da Harvard University (Cambridge, MA); e da historiadora e pesquisadora Mila Burns, PhD, apresentadora da TV Globo Internacional e professora no Lehman College (Bronx, NY). Abriremos propostas para que pesquisadores/as e educadores/as de língua portuguesa possam compartilhar conosco suas experiências.

A data do evento é 4 – 8 de maio de 2022, coordenado pela Plurall by BEM, com a colaboração de Catarina Hovey – professora no programa de Dual Language na cidade de Framingham, MA; Gabriela Eckersdorff – professora no distrito de Broward, FL; e Silvia Marcondes Dwyer – psicóloga especialista em práticas transculturais.


Evento: Conferência sobre o Ensino, Promoção e Manutenção do Português em contextos multilíngues (CPCM).
Data: 4 – 8 de maio de 2022, Online.
Website: https://bit.ly/32VWL7t
Email: cpcm.plurall@gmail.com

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas