Sexta-feira, 07 de Maio de 2021
Congressos

Oxford |Etymological Thinking in the 19th and 20th Centuries

Início: Fim: Países: Reino Unido

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas

Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para conferência O Pensamento Etimológico nos Séculos 19 e 20 / Etymological Thinking in the 19th and 20th Centuries, a ser realizada na Universidade de Oxford nos dias 6 e 7 de novembro de 2015.
 
A Etimologia torna-se uma característica distintiva da cultura intelectual e literária no século XIX, mantendo-se ao longo do século XX. O interesse na etimologia carateriza o desenvolvimento da linguística, da filologia e da literatura. As suas problemáticas requerem a intervenção de escritores e intelectuais de diferentes origens, para explorar a etimologia em relação a noções essenciais como a temporalidade ou a história e memória, bem como para reformular questões de parentesco e de diversidade entre as línguas. Na verdade, a etimologia pode representar um paradigma gnosiológico crucial da modernidade. Mérimée, Proust, Gadda, Celan, e Joyce são apenas os exemplos mais proeminentes deste novo "pensamento etimológico". Ao mesmo tempo, as etimologias (também) têm desempenhado um papel significativo na formação de identidades coletivas, ideologias e psicologias. Embora a etimologia é um campo amplamente estabelecido na linguística, é ainda uma área pouco estudada na pesquisa literária e cultural.
 
A organização convida para a submissão de temas dentro de qualquer um dos campos acima mencionados. Historiadores literários, especialistas em estudos culturais, filólogos, classicistas, linguistas e tradutores são especialmente bem-vindos. Dadas as várias ideias sobre a natureza e o valor da etimologia, esta conferência pretende estabelecer uma plataforma inovadora de diálogo entre abordagens académicas, além das fronteiras nacionais, em Línguas Modernas.
 
Possíveis temas incluem, mas não estão limitados a: o uso político da etimologia; a relevância das etimologias para a construção de sentido em narrativas ficcionais ou autobiográficas e na poesia; a etimologia e linguagem do planejamento; o envolvimento de escritores e intelectuais no trabalho lexicográfico e etimológico; os dicionários etimológicos; a etimologia popular; o léxico aprendido / popular; a etimologia e as teorias da linguagem e da mudança linguística; a história de línguas particulares.
 
As pessoas interessadas devem enviar um resumo de 250 palavras para uma comunicação de 30 minutos máximo, até ao 31 de maio de 2015, para o endereço: etymological.thinking@mod-langs.ox.ac.uk; especificando o nome, filiação e equipamentos necessários.
 
O Pensamento Etimológico nos Séculos 19 e 20 /
Etymological Thinking in the 19th and 20th Centuries

6 e 7 de novembro
Universidade de Oxford
 
Oradores confirmados:
 
Dr. Philip Durkin (OED)
Dr. Federico Faloppa (University of Reading)
 
Organização
 
Dra. Teresa Franco
Prof. Nicola Gardini
Dra. Cecilia Piantanida

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas