Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Os vultos da Nação do Império à República: fábrica de heróis

Início: Fim: Países: Brasil

História

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) convida para a conferência: “Os vultos da Nação do Império à República: fábrica de heróis”, ministrada pela pesquisadora Armelle Enders, professora associada de História Contemporânea da Universidade Paris – Sorbonne. A palestra, com entrada franca, acontece no dia 21 de outubro, às 16 horas, na sala de cursos da FCRB.

Ao final da conferência, Armelle Enders autografará seu livro: Os vultos da Nação: fábrica de heróis e formação dos brasileiros (Ed. FGV)

Mediação: Marieta de Moraes Ferreira (professora do Departamento de Historia da UFRJ e diretora executiva da Editora da FGV)

Coordenação: Isabel Lustosa (pesquisadora do setor de História da FCRB)

O tema desta conferência é a criação de heróis e grandes homens no Brasil Imperial e Republicano por várias instituições públicas. Quais são as personalidades do passado cujos exemplos edificantes podem ser seguidos pelos brasileiros? Por meio da questão dos “vultos da Nação”, a conferencista aborda o tema da escrita da Historia do Brasil, as representações do passado, seja na ficção, nas Belas-Artes, no Teatro e procura examinar as relações entre encarnação do poder e sistemas políticos.

Fundação Casa de Rui Barbosa
Armelle Enders, historienne du Brésil Mathieu Le Goff © Radio France