Terça-feira, 11 de Maio de 2021
Congressos

Netnografia e interação social: pesquisando o sujeito nas redes

Início: Fim: Países: Portugal

Ciências Humanas e Sociais

A introdução das tecnologias computacionais no período recente produziu alterações substantivas nas práticas e processos interacionais. As apropriações e usos concretos dos ambientes digitais dão emergência a outras negociações e partilha de sentidos, configurações identitárias e rearticulações de significados. Os protocolos interacionais e os mecanismos de construção identitários apresentados por estes fenómenos requerem maneiras renovadas para interpretá-los.
 
Assim, busco apresentar a netnografia, perspectiva metodológica através da qual a interação social em ambientes digitais pode ser estudada em perspectiva naturalista, isto é, concentrando-se principalmente na observação de fenómenos que ocorrem sem interferência do/a pesquisador/a, as chamadas “situações naturais”.
 
Como um exemplo, a partir do questionamento de uma posição recorrente na literatura – de que na Internet os âmbitos público e privado seriam ‘indefinidos’ –, esta comunicação busca também reespecificar este ponto, a partir da evidência de definições bastante precisas da publicização ou privacidade das interações para as/os participantes, subordinando-se à ordem da interação.
 
Conferência
Netnografia e interação social: pesquisando o sujeito nas redes
Adriana Braga (PUC do Rio de Janeiro)
13 de novembro, 18h Auditório 1 (Torre B, Piso 1)
 
Adriana Braga
Graduada em Psicologia pela Fundação Universitária Mineira de Educação e Cultura, obteve os títulos de mestre e de doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Autora dos livros Personas Eletrônicas: feminilidade e interação no blog Mothern (Ed.Sulina, 2008) e CMC, Identidades e Género: teoria e método (Ed. UBI/Portugal, 2005). A sua tese de doutoramento foi a vencedora dos prémios The Harold Innis Award 2007 (MEA/EUA) e do Prémio CAPES de Tese 2007. Atualmente, é professora no Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio.
 
FCSH/NOVA
Netnografia | Três Pontos Brasil

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas