Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021
Congressos

Na escalada do desejo / On the rise of desire | Julião Sarmento (1948-2021)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arte, Chamada para trabalhos, Cinema, História da Arte, Literatura

Chamada de Trabalhos

Petición de Contribuciones
Call for Papers​


O Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), por via do Centro de Estudos e de Investigação em Belas Artes (CIEBA), o Instituto de História de Arte (IHA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), e o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) organizam, nos dias 4 a 6 de Novembro de 2021, o congresso internacional Na escalada do desejo. Julião Sarmento (1948-2021). Este congresso homenageia Julião Sarmento, o artista português mais internacional, falecido a 4 de maio de 2021. Autor de uma obra extensa e notável que se desdobrou pela pintura, desenho, múltiplos, escultura, site specific, fotografia, filme, vídeo e performance arte, o seu trabalho abre-se a um universo de referências em constante expansão, sejam elas literárias, cinéfilas, artísticas, fotográficas e biográficas.  Mediante o que o próprio designava por «estratégias de sedução» — não raras vezes ligadas ao tema do erótico e do corpo feminino permanentemente diferido, nas suas sombras e vestígios, imagos e projecções — desenvolveu uma pesquisa profundamente singular em torno de uma sofisticada homologia entre o desejo, o trabalho do imaginário e a criação plástica.

Desde cedo que Julião Sarmento se desembaraçou dos preconceitos da "pequenez" territorial a fim de satisfazer uma necessidade absoluta de confronto artístico transfronteiriço. Uma atitude anti-localista levou-o a explorar uma disparidade de interesses e eixos de pesquisa em articulação com tendências de vanguarda já com considerável difusão em Portugal no quadro da conjuntura artística dos anos 70 do século XX. Com o olhar dirigido para o exterior, e sem ter sido necessário emigrar, Sarmento adaptou preocupações plásticas e obsessões temáticas construindo uma linguagem muito própria ao postular um conjunto de indagações vincadamente idiossincráticas.

Desse modo, constrói, desde os anos 80, um sólido percurso nacional e internacional através da presença dos seus trabalhos em exposições internacionais: Documenta de Kassel (1982, 1987), Bienal de Paris (1981), Bienal de Veneza (1980, 2001, 2010) e Bienal de São Paulo (1992, 2002), sendo, em 1997, o artista representante de Portugal na Bienal de Veneza. A sua obra, espalhada por colecções privadas e públicas por todo o mundo, encontra-se em inúmeras coleccções de referência como as da Tate (Londres), Pompidou (Paris), MoMA e Guggenheim (Nova Iorque), Hirshhorn Museum (Washington), Hara Museum of Contemporary Art (Tóquio) ou Staatsgalerie Moderner Kunst (Munique). Em 2011, teve um artist room dedicado ao seu trabalho e com obras suas na Tate Modern, em Londres, e, nas últimas décadas, contou ainda com grandes retrospectivas no Witte de Witte (Roterdão, 1991), no Reina Sofia (Madrid, 1992), na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, 1993, 2000), e no Museu de Serralves (Porto, 2012-2013). 

Iniciando-se simbolicamente a 4 de Novembro, dia do aniversário do artista, o MNAC convida autores e investigadores à apresentação de propostas individuais ou de painéis pré-constituídos (três oradores) sobre questões ou temas relativos ao trabalho de Julião Sarmento, podendo estes incidir nos seguintes tópicos ou outros próximos:

- desejo subvertido e estratégias de sedução
- sexo, erotismo e pornografia
- animália, instinto e agressão
- sopro biográfico, poéticas do Eu e arquivo privado
- espelho e narcisismo
- irresolução, circularidade e arte narrativa
- voyeurismo e compulsão fetichista
- fragmentação e truncagem
- o poder da sugestão: vestígios, sombras e vultos fugidios
- acessos barrados, bloqueios, e encontros falhados
- ambiguidade e ambivalência
- o labirinto, o desconhecido e o poder o enigma
- hermenêutica, alegorias e metáforas do desejo
- Imagos, Mitos e Arquétipos 
- memória, fantasmas e imagens utópicos do desejo
- diferimento e estética deceptiva 
- corpos, figuras e movimentos
- cartografias dos espaços e do corpo
​- estética do contacto e o topos da pele
- pop art, conceptualismos, "regresso à pintura", pintura conceptual, instalação vídeo, escultura, performance arte
- arte, literatura e cinema
- transdisciplinidades e remediação

 
Conferência e datas importantes:
 
Prazo para envio das propostas: 01 a 30 de Setembro de 2021 
Notificação de aceitação:  até 17 de Outubro de 2021 
Inscrições: de 18 de Outubro a 03 de Novembro de 2021 
Congresso: de 04 e 05 de Novembro de 2021 

A Conferência terá lugar no Grande Auditório da Faculdade de Belas Artes, em Lisboa, nos dias 4 e 5 de Novembro de 2021.
 
Submissão de propostas e normas
As propostas para palestras de 20 minutos devem colocar no assunto Na escalada de desejo no assunto. Julião Sarmento (1948-2021). O/a autor/a deve referir o nome pelo qual deseja ser citado/a, contato telefônico, e-mail público e afiliação institucional, título e resumo (300 a 350 palavras), cinco referências bibliográficas, 5 palavras-chave. A identificação do/a autor/a, entre outras informações que possibilitem a sua identificação, deverá ser oculta do texto, uma vez que as propostas serão submetidas a processo de arbitragem científica sob anonimato. As notas biográficas (máximo de 100 palavras) devem, por sua vez, ser apresentadas em documento separado. Estes documentos deverão ser enviados em formato Word para o seguinte e-mail: congressjuliaosarmento@gmail.com

A escolha das comunicações busca apenas propostas originais (não publicadas nem apresentadas noutras comunicações), que se destaquem pela sua capacidade de teorização, inovação e originalidade. 


Nota: Tempo para apresentação de comunicações: 20 minutos, mais 10 para discussão.

Os participantes serão notificados em meados de Outubro, e o programa da conferência será publicado no final desse mesmo mês. As línguas de trabalho da conferência são o português, o espanhol e o inglês. Após a conferência, um segundo call sobre este tema será aberto a fim de seleccionar artigos que serão publicados numa revista online académica de cariz internacional.



PETICIÓN DE CONTRIBUCIONES (esp)

El Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), y la Facultad de Bellas Artes de la Universidad de Lisboa (FBAUL), por medio del Centro de Estudos e de Investigação em Belas Artes (CIEBA), asi como el Instituto de História da Arte (IHA) de la Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de la Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), y el Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de la Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) organizan, del 4 al 6 de noviembre de 2021, el congreso internacional En la escalada del deseo. Julião Sarmento (1948-2021). Este congreso rinde homenaje a Julião Sarmento, el artista portugués más internacional, fallecido el 4 de mayo de 2021. Autor de una extensa y destacada obra que se desarrolló en pintura, dibujo, múltiples, escultura, site specific, fotografía, cine, video y performance art, su obra se abre a un universo de referencias en constante expansión, ya sean literarias, cinematográficas, artísticas, fotográficas y biográficas. A través de lo que él llamó "estrategias de seducción", a menudo vinculadas al tema del cuerpo femenino erótico y permanentemente diferido, en sus sombras y trazos, imágenes y proyecciones, desarrolló una investigación profundamente única sobre una sofisticada homología entre el deseo, el trabajo de la imaginación y la creación plástica.
 
Desde muy joven, Julião Sarmento se liberó de los prejuicios de la "pequeñez" territorial para satisfacer una necesidad absoluta de confrontación artística transfronteriza. Una actitud anti-localista lo llevó a explorar una disparidad de intereses y ejes de investigación en articulación con tendencias de vanguardia que ya tenían una considerable difusión en Portugal en el marco de la situación artística de los años 70 del siglo XX. Con la mirada dirigida al mundo exterior y sin tener que emigrar, Sarmento adaptó inquietudes plásticas y obsesiones temáticas, construyendo un lenguaje muy singular al postular un conjunto de cuestiones marcadamente idiosincrásicas.
 
De esta manera, desde la década de 1980, ha construido un sólido camino nacional e internacional a través de la presencia de sus obras en exposiciones internacionales: Documenta de Kassel (1982, 1987), Bienal de París (1981), Bienal de Venecia (1980, 2001, 2010) y Bienal de São Paulo (1992, 2002), siendo, en 1997, el artista representativo de Portugal en la Bienal de Venecia. Su obra, repartida en colecciones públicas y privadas de todo el mundo, se puede encontrar en numerosas colecciones de referencia como la Tate (Londres), Pompidou (París), MoMA y Guggenheim (Nueva York), Hirshhorn Museum (Washington), Hara Museum de Arte Contemporáneo (Tokio) o Staatsgalerie Moderner Kunst (Múnich). En 2011, tuvo una sala de artista dedicada a su obra y sus obras en la Tate Modern, de Londres, y, en las últimas décadas, también tuvo importantes retrospectivas en Witte de Witte (Rotterdam, 1991), en el Reina Sofía (Madrid, 1992), en la Fundación Calouste Gulbenkian (Lisboa, 1993, 2000), y en el Museo Serralves (Porto, 2012-2013).
 
 
Simbólicamente a partir del 4 de noviembre, cumpleaños del artista, el MNAC y la Facultad de Bellas Artes invitan a autores e investigadores a presentar propuestas individuales o paneles preconstituidos (tres ponentes) sobre temas o temas relacionados con la obra de Julião Sarmento en los siguientes temas u otros cercanos:
 
- deseo subvertido y estrategias de seducción
- sexo, erotismo y pornografía
- animal, instinto y agresión
- aliento biográfico, poética del Yo y archivo privado
- espejo y narcisismo
- irresolución, circularidad y arte narrativo
- voyerismo y compulsión fetiche
- fragmentación y truncamiento
- el poder de la sugestión: huellas, sombras y formas fugaces
- accesos prohibidos, bloqueos y encuentros perdidos
- ambigüedad y ambivalencia
- el laberinto, lo desconocido y el poder el enigma
- hermenéutica, alegorías y metáforas del deseo
- Imagos, mitos y arquetipos
- memoria, fantasmas e imágenes utópicas del deseo
- estética diferida y engañosa
- cuerpos, figuras y movimientos
- cartografías de espacios y del cuerpo
- estética de contacto y la parte superior de la piel
- arte pop, conceptualismo, "regreso a la pintura", pintura conceptual, videoinstalación, escultura, arte de performance
- arte, literatura y cine
- transdisciplinaridad y remediación
 
 
Conferencia y fechas importantes:
 
Fecha límite de presentación de propuestas: 1 al 30 de septiembre de 2021
Notificación de aceptación: hasta el 17 de octubre de 2021
Matrícula: del 18 de octubre al 3 de noviembre de 2021
Congreso: 4 y 5 de noviembre de 2021
 
La Conferencia tendrá lugar en el Museo Nacional de Arte Contemporáneo y en la Facultad de Bellas Artes, en el Gran Auditorio, en Lisboa, los días 4, 5 y 6 de noviembre de 2021.
 
Ponencias y normas
Las propuestas para ponencias de 20 minutos deben incluir en el asunto el En la escalada del deseo. Julião Sarmento (1948-2021).
El autor debe referir el nombre por el cual desea ser citado, contacto telefónico, e-mail público y afiliación institucional, título y resumen (300 a 350 palabras), cinco referencias bibliográficas, 5 palabras clave.
La identificación del autor, entre otras informaciones que posibiliten su identificación, será ocultada del texto, una vez que las propuestas serán sometidas a un proceso de arbitraje científico bajo anonimato. Las notas biográficas (máximo de 100 palabras) deben, a su vez, ser enviadas en un documento separado.
Estos documentos deberán ser enviados en formato Word al siguiente correo electrónico: congressjuliaosarmento@gmail.com
 
La elección de las comunicaciones busca sólo propuestas originales (no publicadas ni presentadas en otras ponencias), que se destaquen por su capacidad de teorización, innovación y originalidad.

Nota: Tiempo para la presentación de comunicaciones/ 20 minutos, más 10 de discusión.
 
 Se notificará a los participantes a mediados de octubre y el programa de la conferencia se publicará más tarde ese mes. Los idiomas de trabajo de la conferencia son el portugués, español e inglés. Tras la conferencia se abrirá una segunda convocatoria sobre este tema para seleccionar artículos que serán publicados en una revista académica online de carácter internacional.
 


CALL FOR PAPERS (eng)

The National Museum of Contemporary Art (MNAC), and the Faculty of Fine Arts Arts from the University of Lisbon (FBAUL), through the Center for Studies and Research in Fine Arts (CIEBA), with the Institute of Art History, School of Social Sciences and Humanities, Universidade NOVA de Lisboa (IHA/NOVA FCSH), and CIEG (Interdisciplinary Centre for Gender Studies), Institute of Social and Political Sciences, University of Lisbon (ISCSP-ULisboa) organize, on the 4th to the 6th of November, 2021, the international congress On the rise of desire. Julião Sarmento (1948-2021). This congress pays homage to Julião Sarmento, the most international of Portuguese artists, who died on May 4, 2021. Author of an extensive and remarkable work, that spanned over painting, drawing, multiples, sculpture, site specific, photography, film, video and performance art, his work reveals vast and constantly expanding references, be they literary, film, artistic, photographic or biographical. Through what he called "seduction strategies" – often linked to eroticism and to the permanently analysed female body, scrutinized by means of shadows and lines, a vast imagery and projections – he developed a profoundly unique research on a sophisticated homology between desire, the work of the imagination and that of plastic creation.
 
From an early age, Julião Sarmento freed himself from all prejudices of territorial "smallness" in order to satisfy an absolute need for cross-border artistic confrontation. His anti-localist attitude led him to explore a disparity of interests and research axes in articulation with avant-garde trends at the time with considerable diffusion in 1970s Portugal artistic context. Aiming at the outside world, and living in Portugal throughout his life, Sarmento adapted visual concerns and thematic obsessions, and created a very unique language, postulating a set of sharply idiosyncratic questions.
 
From the 1980s on he built a solid national and international career and had his work exhibited in several important international exhibitions: Documenta de Kassel (1982, 1987), Paris Biennale (1981), Venice Biennale (1980, 2001, 2010) and São Paulo Bienal (1992, 2002). In 1997, he represented Portugal at the Venice Biennale. His work is present in private and public collections all over the world, and it can be found in numerous reference collections such as the Tate (London), Pompidou (Paris), MoMA and Guggenheim (New York), Hirshhorn Museum (Washington), Hara Museum of Contemporary Art (Tokyo) or Staatsgalerie Moderner Kunst (Munich). In 2011, he had an artist room dedicated to his work at Tate Modern, London, and, in recent yeards, there were major retrospectives of his work at Witte de Witte (Rotterdam, 1991), Reina Sofia (Madrid, 1992 ), the Calouste Gulbenkian Foundation (Lisbon, 1993, 2000), and the Serralves Museum (Porto, 2012-2013).
 
Symbolically starting on November 4, the artist's birthday, MNAC and FBAUL invite authors and researchers to present individual proposals or pre-constituted panels (three speakers) on issues or themes related to Julião Sarmento's work. in the following topics or others nearby:
 
- subverted desire and seduction strategies
- sex, eroticism and pornography
- animal, instinct and aggression
- biography, poetics of the Self and private archive
- mirror and narcissism
- irresolution, circularity and narrative art
- voyeurism and fetish compulsion
- fragmentation and truncation
- the power of suggestion: lines, shadows and fleeting shapes
- barred accesses, blocks, and missed encounters
- ambiguity and ambivalence
- the labyrinth, the unknown and the power the enigma
- hermeneutics, allegories and the metaphors of desire
- imago, myths and archetypes
- memory, ghosts and utopian images of desire
- deferral and deceptive aesthetics
- bodies, figures and movements
- cartographies of spaces and the body
- contact aesthetics and the topos of skin
- pop art, conceptualism, "the return to painting", conceptual painting, video installation, sculpture, performance art
- art, literature and cinema
- cross subjects and remediation
 
Conference and important dates:

Deadline for submission of proposals: September 1st to 30st, 2021
Notification of acceptance: until October 17, 2021
Enrollment: from October 18th to November 3rd, 2021
Congress: November 4th, 5th, and 6th, 2021
 
The Conference will take place at the Grand Auditorium of the Fine Arts Faculty, in Lisbon, on the 4th and 5th of November 2021

Submission guidelines
 
Proposals for 20-minute lectures should include in the subject In the rise of desire. Julião Sarmento (1948-2021).
The author must refer the name by which he or she wishes to be cited, telephone contact, public e-mail and institutional affiliation, title and abstract (300 to 350 words), five bibliographic references, 5 keywords.
The identification of the author, among other information that enables his or her identification, will be hidden from the text, for all proposals will be submitted to a scientific to a blind peer review. Biographical notes (maximum 100 words) should be sent in a separate document.
These documents should be sent in Word format to the following email: congressjuliaosarmento@gmail.com

The choice of papers seeks only original proposals (not published or presented in other conferences) that stand out for their capacity for theorizing, innovation and originality.
Please note: Presentation of papers: 20 minutes plus 10 minutes of discussion.
 
Participants will be notified in mid-October, and the conference program will be published later that month. The working languages ​​of the conference are Portuguese, Spanish and English. After the conference, a second call on this topic will be opened in order to select papers that will be published in an online and international academic journal.

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