Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Livros que Tomam Partido: Edição e Revolução em Portugal, 1968-1980

Início: Fim: Países: Portugal

Edição, Eventos, História

Conferência de Flamarion Maués sobre a publicação de livros de carácter político em Portugal nos períodos pré e pós-revolucionário.
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros
12 de Novembro, 17h30

Enquadrada por uma análise temporalizada entre 1968 e 1980, esta conferência parte da constatação de que Portugal assistiu desde 1968, mas principalmente após o derrube da ditadura salazarista, a um forte incremento da edição política, que se manifestava por meio da publicação de livros de caráter político, com destaque para obras vinculadas ao pensamento de esquerda. A edição política tem como traço central o facto de ser realizada por editoras cuja atuação interliga diretamente ação editorial e engajamento político, sublinhando uma inequívoca intenção de intervenção social. Fazendo parte de um movimento cultural e político mais amplo, o surto editorial verificado neste contexto manifestou, num primeiro momento (de 1968 até 25 de abril de 1974), um caráter oposicionista e expressou, a partir da queda da ditadura e até ao final da década de 1970, a liberação política e cultural decorrente do fim da opressão. Surgiram, nesse processo, inúmeras editoras de cunho claramente político-ideológico. Sintetizam-se os resultados de um estudo sobre esse grande aumento da edição política em Portugal e do seu desenvolvimento no período entre 1968 e o final dos anos 1970.

Em conjunto com a conferência, será apresentada a obra Livros que Tomam Partido: Edição e revolução em Portugal, 1968-1980 (Parsifal, 2019).

Comentários de Nuno Medeiros (IHC — NOVA FCSH; ESTeSL-IPL) e apresentação de Maria Inácia Rezola (IHC — NOVA FCSH; ESCS-IPL).

Sobre o orador:
Flamarion Maués é doutor e mestre em História pela Universidade de São Paulo. Professor no Instituto Federal de São Paulo, campus Registro, é também membro associado do Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, integrando o Grupo de Investigação História Política Comparada – Regimes, Transições, Colonialismo e Memória. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo. É autor de Livros que Tomam Partido: Edição e revolução em Portugal, 1968-1980 (Lisboa: Parsifal, 2019) e de Livros Contra a Ditadura: Editoras de oposição no Brasil, 1974-1984 (São Paulo: Publisher, 2013), além de autor de vários artigos publicados em livros e periódicos académicos. Integra o Grupo de Pesquisa Censura a Livros e Ditadura Militar no Brasil (EACH-USP/ECA-USP) e o Grupo de Pesquisa Livros e Outras Mídias (EACH-USP/ECA-USP), ambos na Universidade de São Paulo.

ENTRADA LIVRE