Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Congressos

Live sobre a vida e a obra do compositor Gilberto Mendes

Início: Fim: Países: Brasil

Música

Na terça-feira, dia 1 de setembro, às 17h00, o Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), promove uma live com a compositora e professora de composição da Unicamp, Denise Garcia. Nesta oportunidade, Denise irá nos falar sobre aspectos da vida e da obra e de um dos principais compositores contemporâneos brasileiros, Gilberto Mendes (1922-2016). A transmissão pode ser acessada clicando aqui.

Gilberto Mendes foi homenageado durante a segunda edição do FMCB, realizada em 2015. Dono de um vasto repertório musical, o compositor propôs novos rumos para a música brasileira através da criação do Festival Música Nova (1962) e da assinatura de um manifesto homônimo em 1963. O documento visava uma música totalmente compromissada com o mundo contemporâneo. O compromisso deveria passar pelo desenvolvimento da linguagem musical, a comunicação, a educação musical e a cultura brasileira fora da perspectiva nacionalista. Gilberto Mendes também foi professor e lecionou na USP e em instituições dos Estados Unidos como a Universidade do Texas e a Wisconsin-Milwaukee. 

Com uma vida dedicada à música e à cultura, Gilberto Mendes possui uma trajetória fascinante, repleta de obras emblemáticas como Motet em Ré Menor ou Beba Coca-Cola, O anjo esquerdo da História – poema de Haroldo de Campos que fala sobre o massacre de Eldorado dos Carajás (1997) – , Santos Football Music e Alegres Trópicos – um baile na Mata Atlântica.

A compositora e professora da Unicamp Denise Garcia, irá nos conduzir pelos principais eventos da vida e da obra de Gilberto Mendes na terça-feira, dia 1 de setembro às 17h00.

Com o tema “Obras emblemáticas e marcos na vida de Gilberto Mendes” Denise nos apresentará e aprofundará questões ligadas ao extraordinário repertório do músico, falecido em janeiro de 2016.

 

Sobre Denise Garcia


Compositora paulista, professora de composição no Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas, onde atua desde 1985. Bacharel em Música pela USP, Mestre em Artes pela Unicamp e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Realizou estudos de especialização em composição na Musikakademie Detmold e na Musikhochshule de Munique. Fez estágio de doutorado junto ao INA-GRM em Paris. Realizou pós-doutorado junto à Escola de Música da UFRJ.
Como compositora desenvolveu trabalhos experimentais para teatro junto ao LUME/UNICAMP, dedicou-se à música eletroacústica assim como à música instrumental, em especial nos últimos anos à música sinfônica. Teve obras apresentadas pela Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara da ECA/USP, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica de Santo André e Orquestra Sinfônica da Unicamp. Tem dois CDs solos publicados e várias publicações de obras em coletâneas.
Desenvolve pesquisa acadêmica na área de análise de música eletroacústica, mas tem também dado início a pesquisas musicológicas da música brasileira do século XX.
Tem significativa experiência no campo administrativo, tendo atuado na UNICAMP como Coordenadora Associada do Curso de Graduação em Música, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Música e Coordenadora dos Cursos de Pós-graduação do Instituto de Artes. Entre 2010 e 2017 foi Coordenadora do CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp, um centro interdisciplinar de pesquisa que agrega a Orquestra Sinfônica da Unicamp, o acervo CDMC de música contemporânea, a Escola Livre de Música da Unicamp, o Coro Contemporâneo de Campinas e o Coral Zíper na Boca. Atualmente é Coordenadora Associada do mesmo centro.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas