Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Lisboa | 3º Fórum Portugal-Alemanha

Início: Fim: Países: Portugal, Alemanha

Relações Internacionais, Eventos, História

A 27 e 28 de maio, realiza-se o 3.º Fórum Portugal-Alemanha, organizado pela Fundação Gulbenkian, pelo Instituto de Política Europeia de Berlim (IPE) e pelo Instituto Português para as Relações Internacionais (IPRI). O Fórum tem como objetivo contribuir para o estreitamento das relações entre os dois países no plano político, económico, social e cultural, fomentando a confiança mútua e combatendo estereótipos.

A iniciativa lançada pelas três instituições em janeiro de 2013, em Lisboa, teve continuidade em Berlim no ano passado. Para a edição deste ano, além da presença esperada dos ministros dos Negócios Estrangeiros de ambos os países, estão agendados debates sobre o relançamento da economia, na perspetiva do crescimento e do investimento europeus, bem como sobre o futuro da Europa nas suas várias vertentes de unidade, diversidade e democracia.

Nos dois dias do Fórum, haverá ainda painéis de discussão sobre o emprego e a sustentabilidade da chamada “Europa social” e também sobre a ciência, a investigação e a inovação europeias. Do lado português participarão, além do presidente da Fundação Gulbenkian, atuais e antigos membros do Governo, empresários, investigadores e académicos prestigiados.

Este evento integra, no dia 27 de maio às 18h30, um painel de discussão sobre a contemporaneidade e sobre o caminho percorrido para a democracia no Ocidente, intitulado «Dois longos caminhos para o Ocidente». Os historiadores contemporâneos Heinrich August Winkler e Fernando Rosas, moderados por Fernanda Rollo, discutem a temática da construção do futuro a partir do passado.

3º Fórum Portugal―Alemanha
27 mai 2015 às 15:00 | 28 maio 2015 às 09:00
Auditório 2, Fundação Calouste Gulbenkian

27 de maio, 18h30- 20h00 | Evento cultural paralelo (Sala 1): Dois longos caminhos para o Ocidente