Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

Jornadas online “Xacobeo 2021 e Rota da Seda: Caminhos para o diálogo Oriente-Occidente”

Início: Fim: Países: China, Galiza, Macau

Relações Internacionais

A Rota da Seda, a língua portuguesa e os Caminhos a Compostela encontram-se nas Jornadas online “Xacobeo 2021 e Rota da Seda: Caminhos para o diálogo Oriente-Occidente”

Nos dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2020, a Conferência internacional online construirá um fórum global sobre as relações entre a Galiza-Norte de Portugal e a China, no quadro do diálogo União Europeia-China e da Agenda 2030 das Nações Unidas.

A programação completa do Congresso pode ser consultada no site china.hub.gal onde o Instituto Galego de Análise e Documentação Internacional (IGADI) também centraliza as inscrições, que são gratuitas.

Participarão na Conferência investigadores e analistas de entidades como a Academia Chinesa de Ciências Sociais, o Real Elcano Institute, o Instituto de Oriente (Portugal), o Fórum (de) Macau, Instituto Internacional Macau, a Cátedra China da Espanha, a Associação de Amigos da Nova Rota da Seda de Portugal, ou a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago na China.

A participação de Portugal e da língua portuguesa nas distintas sessões terá um peso específico, tanto na mesa em português do dia 15 às 10:00 na Galiza “Galiza e Norte de Portugal nas relações com Macau, UE e China, entre os Caminhos a Santiago a nova Rota da Seda” como na Conferência em inglês ao redor do diálogo União Europeia-China do dia 16 às 10:00, com a participação do Instituto de Oriente, ou também na aproximação às geminações de Câmaras municipais portuguesas com Câmaras chinesas.

A Dra. Rita Santos, secretário-geral do Fórum de Macau, a organização supranacional mais relevante da Lusofonia e inclusiva da Ásia, vai participar junto à Dra. Fernanda Ilheu, Presidente da Associação de amigos da nova rota da seda e o Prof. Xosé Carlos Morell, Sócio em Santiago Import Ltd. (Hong Kong) e Associado da Dragón Invest. Lda. (Portugal) na mesa redonda que leva por título “Galiza e o Norte de Portugal nas relações com Macau, a UE e China” dentro do ciclo de conferências que relacionam o Caminho de Santiago e a Nova Rota da Seda. As conferências estão organizadas pelo Igadi, neste caso com o apoio do Instituto Internacional de Macau.

É o primeiro contacto de tão alto nível que a Galiza e a Espanha mantêm com o Fórum de Macau dando continuidade á Lei Paz Andrade, que o Parlamento Galego aprovou por unanimidade no 2014 para aproveitar as oportunidades que para Portugal e as regiões espanholas do Arco Atlântico se abrem com o potenciamento da Lusofonia neste caso na China.

A Conferência está dividida em três dias intensos com sessões de manhã e de tarde. Especialistas da China, Espanha, Portugal e a Galiza participarão nas 10 sessões programadas. Economistas, cientistas políticos, jornalistas, investigadores ou professores reúnem-se para conhecerem e repensarem as relações da Galiza com a China e o diálogo União Europeia-China, no quadro da Agenda 2030 e da pandemia global de Covid19.

A língua portuguesa e a lusofonia foram identificadas na Investigação que se realiza desde novembro de 2019 no quadro do projeto como uma das linhas de diálogo comum entre os Caminhos a Compostela e a Rota da Seda Chinesa. As línguas e o intercâmbio multicultural facilitam, com a presença oficial do português no Macau, a possibilidade de abrir novas rotas de conhecimento, cooperação e intercâmbio. A presença da lusofonia no programa das Jornadas liga a Galiza e Portugal e à recente LeI Paz Andrade, de aproximação da Galiza ao português e à lusofonia, aprovada por unanimidade do Parlamento galego no ano 2014.

Para a inscrição formal, que dá direito a um certificado caso a participação da pessoa inscrita ultrapasse 60% da programação, será necessário o aplicativo ZOOM, ambiente virtual onde será realizada a Conferência. Ela também será transmitida ao vivo no Canal IGADI no Youtube.

A Conferência resolve a primeira fase do projeto “O Xacobeo e a Rota da Seda: Caminhos para o diálogo Leste-Oeste” (iniciado a 1 de Novembro de 2019) que nasceu do apelo “O teu Xacobeo 2019” promovido pela Xunta de Galicia, ao qual se juntaram contribuições para o seu financiamento das Câmaras Municipais de Santiago de Compostela, Corunha, Ponte Vedra e Lugo. A Casa Ásia da Espanha colabora de forma muito especial no projeto do IGADI.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas