Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

XII Encontro de Educação Musical da UNICAMP

1 a 4 de maio de 2019
Instituto de Artes, Universidade de Campinas

O IX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ENABET) será realizado em 2019 em parceria com o XII Encontro de Educação Musical de UNICAMP (EEMU), no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – IA / UNICAMP, patrocinado pela Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET), único colegiado brasileiro dedicado exclusivamente a esta área de estudos no país, e o EEMU, evento anual idealizado por alunos de Graduação no Curso de Licenciatura em Música da UNICAMP. O tema do Encontro é: “Musicar Local – aprendizagem e prática”, uma esfera de debates que vêm mobilizando a comunidade acadêmica no Estado de São Paulo engajada no Projeto Temático FAPESP 2016/05318-7 “O Musicar Local – Novas Trilhas para a Etnomusicologia”, sediado no IA/UNICAMP, IEB/USP e LISA/USP. Um dos eixos deste projeto, “Aprendizado, transmissão, preparação”, articula, de forma orgânica, com os interesses que mobilizam o EEMU. Assim, busca-se, neste Encontro conjunto, estender estes debates para englobar tanto a comunidade etnomusicológica do Brasil todo quanto pessoas engajadas em práticas de ensino e aprendizagem nas suas comunidades locais.

Teremos duas palestrantes convidadas: etnomusicóloga Profa. Dra. Kay Kaufmann Shelemay (Harvard University), que fara a palestra de abertura, e Profa. Dra. Patricia Campbell (University of Washington), que fará a palestra de fechamento.

Kay Kaufmann Shelemay é a “G. Gordon Watts Professor of Music” na Universidade de Harvard. É etnomusicóloga, cujas especializações incluem: músicas da África e Oriente Médio e tradições musicais urbanas dos Estados Unidos. As temáticas no seu trabalho etnomusicológico englobam estudos de ritual e religiosidade, memória e consciência histórica, diásporas, comunidades musicais e música local. Entres suas inúmeras publicações, destacam-se seus livros Music, Ritual, and Falasha History (1986), que ganhou o prêmio ASCAP-Deems Taylor Award em 1987 e do International Musicological Society em 1988; .A Song of Longing: An Ethiopian Journey (1991); Ethiopian Christian Chant: An Anthology (3 vols., 1993-97), de co-autoria com Peter Jeffery; e Let Jasmine Rain Down: Song and Remembrance Among Syrian Jews, (University of Chicago Press, 1998). Foi organizadora da coletânea de sete volumes, Garland Library of Readings in Ethnomusicology, (Garland Publishing 1990), tendo organizado também Studies in Jewish Musical Traditions em 2001, e em 2011, junto com Steven Kaplan, duas edições especiais de  Diaspora. A Journal of Transnational Studies. Seu livro-texto, Soundscapes: Exploring Music in a Changing World, está na quarta edição. Atualmente, Profa. Shelemay está preparando um livro sobre músicos africanos e seus movimentos transnacionais, baseado em etnografia na América do Norte.

Patricia Shehan Campbell é a “Donald E. Petersen Professor of Music” na Universidade de Washington. Trabalha na interface entre etnomusicologia e educação musical, incluindo estudos sobre música infantil, a pedagogia da música transnacional e etnografia musical. Seus interesses acadêmicos abrangem a música na infância, pedagogia musical e o uso do movimento como ferramenta na pedagogia musical. Suas publicações versam sobre processos transculturais de apredizagem musical, as culturas musicais infantis, a diversidade cultural na educação musical, e o estudo das culturas musicais do mundo. Suas publicações incluem: co-organização de volume Oxford Handbook of Children’s Musical Cultures (2013) e Global Music Series (2004-presente), uma série de livros e gravações de culturas musicais desenvolvidas por 25 etnomusicólogos; é autora também de Songs in Their Heads (2010, 2a Ed.), Teaching Music Globally (2004), Free to Be Musical: Group Improvisation in Music (2010), Multicultural Perspectives in Music Education (2010, 3a Ed.), Music in Childhood (2013, 4a Ed.), Musician and Teacher (2008), Tunes and Grooves in Music Education (2008), Music in Cultural Context (1996), e Lessons from the World (1991), entre inúmeros artigos e capítulos em livros.

Chamadas de Trabalhos

Serão aceitos trabalhos para apresentação nas modalidades comunicação oral ou painel, os quais podem ser relato de experiência, pesquisa em andamento ou pesquisa concluída; poderão basear-se em reflexões de cunho eminentemente teórico e/ou de natureza empírica, desde que metodologicamente fundamentados. Em ambos os casos, será imprescindível o amparo em pesquisa bibliográfica de relevância nas áreas de Etnomusicologia e/ou Educação Musical.

Os trabalhos não precisam necessariamente ter a mesma temática do Encontro, mas deverão se enquadrar em uma das seguintes categorias:

• Educação Musical
  • Etnomusicologia

Prazos

• Submissão dos trabalhos: 15/11/2018 a 31/01/2019
  • Divulgação dos trabalhos aceitos: 01/03/2019
  • Envio da versão final para publicação nos Anais: 01/04/2019

Mais informações no site do IX Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia.