Sexta-feira, 29 de Março de 2024

DIÁLOGOS IMPRESCINDÍVEIS

PUC Minas - Belo Horizonte
23 a 25 de outubro 2019

A Conferência Linguística e Cognição é um evento bienal, promovido pelo Grupo de Trabalho Linguística e Cognição, da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística (ANPOLL).

​Em sua IX edição, a Conferência ocorrerá no momento em que a ANPOLL, associação que congrega 134 Programas de Pós-graduação na área de Letras, de todo o país, completará 35 anos e o GT Linguística e Cognição, 15 anos de atividades científicas. Simultaneamente, em um dos mais importantes e delicados momentos do contexto político-econômico e sociocultural do período de redemocratização do Brasil.

​Em busca de refletir sobre desafios implicados nas agendas de pesquisa às quais os integrantes do GT se afiliam, na estreita relação (ou não) dessas pesquisas com a vida social e em sua indissociável relação com pesquisas que se realizam em campos de conhecimento afins, as atividades previstas para a IX Conferência Linguística e Cognição serão orientadas pelo tema DIÁLOGOS IMPRESCINDÍVEIS.

​De forma a potencializar o tema desta edição, como eixos possíveis à submissão de trabalhos que focalizem o estudo de aspectos cognitivos constitutivos da linguagem humana, entre outros, sugerimos:

• Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem

• Déficit de Linguagem

• Gramática Cognitiva

• Narratividade

• Figuratividade

• Ficitividade

• Multimodalidade

• Interculturalidade

• Aprendizagem

• Expressão estética

Datas importantes