Terça-feira, 23 de Abril de 2024

IV Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira: ciência, democracia e resistência

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para painéis, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, Ciências Sociais

O IV Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira é um evento organizado pelo Programa de Extensão Mulheres Sem Fronteiras, com apoio do Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política-GEEP e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Pampa, RS, Brasil, e acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2022, no formato virtual, com o tema central "Ciência, Democracia e Resistência".

O Seminário tem por objetivo promover o intercâmbio entre estudantes, professoras/es, pesquisadoras/es e demais participantes com foco interdisciplinar em diferentes áreas do conhecimento, dando conta de base epistemológica e empírica, que lançam o desafio de problematizara saberes e práticas em diversos contextos temporais, sociais e culturais da vida social.

O Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira é, desde sua primeira edição em 2015, um evento acadêmico e político de Ciências Sociais e Humanas. Nas suas três edições anteriores,  foram abordados diversos temas em função da conjuntura política e social da região e do Brasil. Em 2022, os eixos articuladores do Seminário serão a ciência, a democracia e a resistência.

A edição 2022 contará com painéis abertos e especiais com convidados/as nacionais e internacionais, palestras e diálogos de destaque com personalidades do campo político, acadêmico e social, além de oficinas, minicursos, grupos de trabalho, painéis de grupos de pesquisa e lançamento de livros e periódicos.

Prazo para submissão de propostas para Coordenadores de Grupos de Trabalho, Painel de Grupos de Pesquisa, Coordenadores de Oficinas, Coordenadores de Minicurso, Coordenadores de Rodas de Conversa e Lançamento de livros e periódicos: 01 de dezembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022.

Serão aceitos trabalhos em língua portuguesa (Brasil, Angola, Cabo Verde, Galiza, Guiné, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste) e espanhol.

* Nossos coirmãos da Angola, Cabo Verde, Galiza, Guiné, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste, estão dispensados do pagamento de submissão de trabalhos, até um limite de 30 inscrições/submissões. Entretanto, tem que realizarem a inscrição no evento. Se você é professor, pesquisador, estudante de graduação ou pós-graduação em algum desses países, envie seu pedido para o e-mail desfazendosaberes@gmail.com para solicitar a gratuidade.

Nesse evento você pode submeter seu texto em um dos três formatos:

1. Resumo Simples
  2. Resumo Expandido
  3. Trabalho Completo/Artigo

São esperados relatos de experiência, práticas pedagógicas e/ou de ensino, e/ou as mais diversas práticas profissionais, desenvolvidas no contexto profissional, e/ou práticas de resistências em movimentos sociais e sindicatos. Ou ainda, pesquisas em andamento e/ou concluídas que versem sobre diferentes aspectos teóricos, conceituais e metodológicos.

Datas importantes

• Abertura de proposições de Grupos de Trabalho: 01/12/2021 a 30/01/2022
  • Abertura de proposições de Minicursos: 01/12/2021 a 30/01/2022
  • Abertura de proposições de Oficinas: 01/12/2021 a 30/01/2022
  • Abertura de proposições de Rodas de Conversa: 01/12/2021 a 30/01/2022
  • Abertura de proposições de Painel Grupos de Pesquisa: 01/12/2021 a 15/03/2022
  • Abertura de proposições de Lançamento de Livros: 01/12/2021 a 10/03/2022
  • Abertura de submissões de trabalhos (resumo simples, resumo expandido e trabalho completo): 15/02/2022

As propostas de grupos de trabalho, oficinas, minicursos e rodas de conversa devem estar associadas a um dos 13 eixos temáticos do evento:

1. Estado, Poder, Políticas Públicas e Democracia
  2. Sistema de Justiça Criminal e Violências
  3. Gênero, Sexualidade e Feminismos
  4. Questões Étnico-Raciais e Geracionais
  5. Movimentos Sociais, Lutas e Resistências
  6. Educação
  7. Saúde
  8. Assistência Social
  9. Comunicação, Cultura, Identidade, Memória e Patrimônio
  10. Territórios, Povos, Comunidades Tradicionais
  11. Questão Agrária e  Questão Alimentar
  12. Questão Urbana e o Direito as Cidades
  13. Ciência, Tecnologia, Inovação e economias alternativas

A seleção das propostas é feita com base na qualidade acadêmica de cada proposta. O comitê científico do IV Seminário (Des) Fazendo Saberes na Fronteira analisará todas as propostas de acordo com dois critérios principais: sua contribuição teórica e sua contribuição empírica para a pesquisa e / ou práticas de ensino, extensão e/ou para movimentos sociais, sindicatos, dentre outros, na área de ciências sociais e humanas. A seleção final levará em consideração diferentes abordagens e áreas de pesquisa para garantir o equilíbrio.

Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos Anais do evento, e contarão com ISSN, DOI e outras exigências e registros da comunidade científica.

Nesta edição, o Seminário será realizado pela plataforma da Even3: https://www.even3.com.br/desfazendosaberes

Acesse a plataforma para maiores informações sobre as normas e o template de cada modalidade, ou nos contate pelo e-mail desfazendosaberes@gmail.com

Aguardamos você!