Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

4th Meeting Industry, History, Heritage

São João da Madeira | 3, 4 e 5 fevereiro 2021

Convite para submissão de propostas | Call for papers

O IV Encontro Indústria, História, Património realizar-se-á nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro de 2021, em São João da Madeira, Portugal.

Indústria, História, Património constitui um fórum de discussão aberto e pluridisciplinar, dedicado à apresentação de estudos no domínio da história da indústria e do património associado. Um Encontro que visa aprofundar o conhecimento e a sua divulgação, estimular a investigação e o diálogo entre investigadores e com a sociedade em geral, focando e valorizando o contexto histórico em que a indústria se tem realizado, as pessoas, industriais e trabalhadores, as políticas, as regulações, a atividade associada, observando e promovendo a preservação da memória e a sua eventual preservação física do património associado, compreendendo edifícios e maquinaria, oficinas, fábricas, minas e locais de processamento e de refinação, entrepostos e armazéns, centros de produção, transmissão e utilização de energia, meios de transporte e todas as suas estruturas e infraestruturas, assim como os locais onde se desenvolveram atividades sociais relacionadas com a indústria, bem como a herança cultural associada considerando o contexto territorial em que se inscreve.

Neste IV Encontro daremos ênfase às questões da sustentabilidade, na sua relação com a atividade industrial e na valorização do património industrial. Numa altura em que somos obrigados a redefinir o modo como nos relacionamos uns com os outros e com o território, interessa debater meios de intervenção sobre o património industrial. Os conceitos de conservação e perenidade têm, por isso, especial relevância.

Convidam-se todos os interessados que tenham como objetivos a divulgação de trabalhos no âmbito da história da indústria e do património a participar neste Encontro, que procurará refletir sobre estas problemáticas, considerando o contexto político, económico, social, cultural e geográfico em que se inserem.

O Encontro de 2021 abrange as seguintes perspetivas temáticas:

• História da indústria;
  • Arqueologia industrial;
  • Industrialização e desindustrialização/reindustrialização;
  • Agentes e atores da sociedade industrial;
  • Movimentos sociais e associativismo ligados à atividade industrial;
  • Arquitetura industrial;
  • Museus, Arquivos e espaços de memória;
  • Paisagens industriais;
  • Turismo industrial;
  • Memória do trabalho
  • Sustentabilidade.

O Encontro reúne intervenções proferidas por conferencistas convidados e a apresentação de comunicações submetidas através de call for papers. A seleção das propostas será orientada pelo propósito de garantir o máximo de qualidade dos trabalhos, quer das apresentações, quer dos debates.

Submissão de propostas: até 30 de novembro de 2020

Comunicação do resultado da submissão: 21 de dezembro de 2020

• Divulgação do programa: 4 de janeiro 2021

O Encontro realizar-se-á num modelo híbrido, combinando o formato presencial, em particular para os oradores/conferencistas – que terá lugar na Torre da Oliva, em S. João da Madeira – e a modalidade virtual, através de plataforma de videoconferência a indicar.

Mais informações: http://historia-patrimonio-industria.blogspot.com/p/call-for-papers_3.html

A Rede Indústria História e Património, constituída em novembro de 2012, reúne unidades de investigação e outras entidades e investigadores interessados nos domínios genericamente sintetizados sob a designação Indústria, História, Património.

A RIHP constitui um espaço, aberto e plural, de reflexão e debate interdisciplinar e visa promover atividades de instituições, organizações e indivíduos, portugueses e de outros países, que se interessem pela indústria enquanto realidade social global determinante na história do mundo contemporâneo, nomeadamente na sua relação com o desenvolvimento económico e social. A esta está associado o património cultural material e imaterial, nomeadamente: tecnologia, saber-fazer técnico, práticas sociais e culturais, infraestruturas, construções, equipamentos e objetos, sítios e paisagens

A RIHP prossegue, entre outros, o propósito de organizar encontros científicos destinados a apresentar e partilhar conhecimentos no domínio da História, Indústria e Património.