Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Iphan realiza debates sobre Património Cultural

Início: Fim: Países: Brasil

Património

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove, de 03 a 04 de novembro, na Sede do Instituto, em Brasília, uma série de mesas redondas com os vencedores da 27ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A ideia é fomentar um debate aberto ao público e chamar a atenção para temas como a salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro; as relações entre memória e identidade; diálogo entre sociedade civil e os setores público e privado; fomento; direito à memória; e o cenário das políticas públicas em cultura, no Brasil.

Essas temáticas serão abordadas a partir da realidade e experiências dos premiados. Para isso, haverá a apresentação dos projetos seguida de uma conversa, mediada pelo diretor do Departamento de Articulação e Fomento (DAF/Iphan), Luiz Philippe Torelly. Também, estarão presentes jurados que participaram da Comissão Nacional de Avaliação que escolheu os vencedores. São profissionais, pesquisadores e professores que atuam em áreas correlatas à preservação patrimonial, vindo enriquecer ainda mais as mesas. O objetivo do debate é reverberar as ações desenvolvidas e fortalecer a consciência social para a salvaguarda do patrimônio cultural do País.

Na abertura dos trabalhos, com a presença da presidenta do Iphan, Jurema Machado, também será lançado o selo postal Arte Kusiwa, técnica de pintura e arte gráfica da população indígena Wajãpi, do Amapá. A estampa para o selo postal, que ficará em circulação até 31 de dezembro de 2017, foi proposta pelo Iphan e eleita pela Comissão Filatélica Nacional (CFN) para compor o Programa Anual de Selos Comemorativos e Especiais de 2014.

Mesas Redondas – Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
03 e 04 de novembro
Sede do Iphan em Brasília
SEPS Quadra 713/913 Sul, Bloco D, Edifício IPHAN – Bairro Asa Sul.
CEP: 70.390-135
Telefone(s): (61) 2024-5463/ 2024-5461

Confira aqui a programação.

Iphan