Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Início: Fim: Países: Portugal

Literatura

Imagens do (ir)real: figurações do espaço transmontano e duriense na literatura portuguesa realiza-se no dia 7 de março na Fundação Casa de Mateus em Vila Real.

O encontro junta, numa mesma interpelação, olhares sobre as obras de Ferreira de Castro, Guerra Junqueiro, Branquinho da Fonseca, Miguel Torga, António Cabral, A. M. Pires Cabral e Mário de Carvalho e procura nelas as aflorações literárias da paisagem duriense, dos seus protagonistas e dos seus hábitos culturais. O encontro é organizado pelo Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental e pela Fundação Casa de Mateus.

O Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental tem como objetivo ligar literatura e território, potenciando a recíproca valorização das obras literárias e das paisagens nelas representadas e contribuir para um conhecimento cruzado dos patrimónios cultural e natural, enquanto concorre para a literacia ambiental e contribui para a implementação da Convenção Europeia da Paisagem, na definição dos objetivos de qualidade paisagística a preservar e a valorizar.

Veja o programa completo aqui. A entrada é livre.

Com IELT