Sábado, 20 de Abril de 2024
Congressos

III Foro Jurídico Ibero Brasileiro: "Inteligência artificial"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Galiza

Chamada para trabalhos, Ciências Jurídicas, Direito

III Foro Jurídico Ibero Brasileiro
Inteligência artificial: regulação e direitos em uma perspectiva multidisciplinar
22 e 23 de abril de 2024

Convocatória para participação

O 3º Foro Jurídico Ibero Brasileiro: Inteligência artificial: regulação e direitos em uma perspectiva multidisciplinar será realizado nos dias 22 e 23 de abril de 2024, na Faculdade de Ciências Jurídicas e do Trabalho da Universidade de Vigo, Galiza.

O evento tem como objetivos promover o intercâmbio de experiências jurídicas nas diferentes áreas do Direito; realizar a comunicação sobre os resultados das investigações científicas de grupos de pesquisa e de projetos de extensão universitária, desenvolvidos nas Universidades espanholas, galegas, portuguesas e brasileiras; além de criar um espaço para a inovação científica.

O evento será realizado de modo presencial, com a possibilidade de acompanhamento das conferências pelo campus remoto da Universidade de Vigo. A programação inclui conferências magistrais, mesas temáticas, a cargo de juristas de reconhecido prestígio nas distintas áreas do conhecimento, além de reuniões de grupos de pesquisas e trabalho, com sessões de apresentação de produções científicas(grupos de pesquisa e projetos de extensão universitária), destinados aos investigadores jurídicos dentro dos seguintes eixos temáticos:

  • Inteligência artificial, democracia e direitos fundamentais.
  • Direitos econômicos, sociais e culturais. O mundo do trabalho na sociedade da informação.
  • Criminalidade, corrupção e discriminação racial. Violência de gênero e proteção do coletivo LGBTQIA+.
  • Direito Internacional no século XXI. Papel dos Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos. Guerra e Paz e Direito Humanitário. Proteção de pessoas vulnerabilizadas, pessoas migrantes e refugiadas.
  • Desenvolvimento sustentável e cidades inteligentes. Questões climáticas, Governança Global, Inovação e Tecnologia.
  • Situações de necessidade, fundos públicos e democracia.
  • Inovação tecnológica: direito público e direito privado.

A partir dessas referências, o Comitê Organizador do III Foro Jurídico Ibero Brasileiro abre a convocatória para a apresentação de resumos de comunicações relacionadas aos eixos eixos temáticos apresentados. O prazo máximo para o envio dos resumos é o dia 30 de março de 2024.

Mais informações na chamada em anexo.

Imagem: vecteezy

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas