Segunda-feira, 17 de Maio de 2021
Congressos

III Encontro Mundial da Rede de Cidades de Magalhães

Início: Fim: Países: Portugal

História

No âmbito das comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação do navegador português Fernão de Magalhães, vai decorrer em Sabrosa, no Alto Douro, de 2 a 5 de outubro, o III Encontro Mundial da Rede de Cidades de Magalhães. À cerimónia assistirão presidentes e representantes diplomáticos de mais de duas dezenas de cidades da América, Ásia, África e Europa que acolheram o navegador na sua viagem.
 
Este III Encontro Mundial, apoiado pelo "ON.2 - O Novo Norte" (Programa Operacional Regional do Norte), pretende elaborar o plano de ação da Rede Mundial das Cidades de Magalhães (RMCM), instituída há dois anos em Sevilha com o objetivo de operacionalizar a realização de trabalhos que permitam a difusão e valorização de um facto universal extraordinário, que foi a primeira Volta ao Mundo, concretizada pelo navegador português entre 1519 e 1522.
 
Além de palestras por dois especialistas na temática de Fernão de Magalhães – Laurence Bregreen e José Manuel Nuñes –, o encontro conta também com intervenções sobre oportunidades de cooperação no quadro da RMCM pelos presidentes das câmara municipais de Lisboa, de S. Julian (Argentina) e de Sabrosa, terra natal do navegador, e da CCDR-N.
 
CCDR-N
"Ferdinand Magellan". Licenciado sob Public domain via Wikimedia Commons.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas