Terça-feira, 16 de Abril de 2024

III Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento” (III CIEAD)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Ambiente, Chamada para trabalhos, Educação, Educação para o Desenvolvimento

III Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento” (III CIEAD)
7 a 10 de novembro de 2018
Leiria – Portugal

Apresentação

As sociedades contemporâneas, os modelos de desenvolvimento em curso e os problemas deles resultantes, com particular destaque para os desastres ambientais que se vêm agravando, justificam reflexão aprofundada face ao desígnio de uma sustentabilidade almejada. É neste contexto que o III Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento” (III CIEAD) pretende alcançar os seguintes objetivos:

• Fomentar a discussão e divulgação de metodologias utilizadas e estudos científicos relacionados com os temas propostos;
  • Apresentar e refletir sobre práticas consideradas relevantes na perspetiva da sustentabilidade das sociedades contemporâneas e na minimização dos desastres ambientais;
  • Promover a cooperação entre entidades públicas e privadas na definição de novos modelos de desenvolvimento;
  • Sensibilizar e incentivar todos os agentes (poderes central, regional e local, agentes económicos, ONG, docentes, discentes e população em geral) para as temáticas em análise e sua relevância estratégica, económica, social e ambiental.

Participantes
Professores, investigadores, estudantes dos diferentes níveis de ensino, técnicos de instituições/associações e público em geral

Tema da Conferência
Educação, Ambiente e Desenvolvimento

Subtemas

• Turismo e sustentabilidade Recursos hídricos Participação, cidadania e inclusão
  • Educação Ambiental Desenvolvimento e sustentabilidade
  • Património(s) e Identidade(s)

Línguas de trabalho
Português, inglês e castelhano

Formação de professores
O congresso está em fase avançada de acreditação como curso de formação contínua de professores, pelo CCEMS, com a duração de 15 horas, a que correspondem 0,6 créditos, que relevam para efeitos de progressão na carreira de professores do Ensino Básico e Secundário.

Instituição organizadora
Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria

Data limite para submissão de resumos de artigos e posters: 07 de outubro de 2018