Quinta-feira, 28 de Março de 2024

III Ci-Ehila | Chamada para ST: Sociedades indígenas, direitos humanos e democracia na América Latina

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Estudos Indígenas, Estudos Latino-Americanos, História

III Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-Americanos – III Ci-Ehila

História, Democracia & Desigualdades na América Latina

Simpósio temático:

Sociedades indígenas, direitos humanos e democracia na América Latina

Este ST tem como proposta reunir pesquisadores indígenas e não indígenas, a partir de pesquisas nacionais  e/ou transnacionais, concluídas e/ou em andamento, que tenham interesse em refletir sobre as ações dos povos indígenas na América Latina em torno das políticas voltadas a eles, na implementação de seus direitos e que, através de suas lutas, contribuíram para a configuração contemporânea de agendas positivas aos direitos indígenas locais e interamericanos. Os povos indígenas, em diversos países na América Latina, têm lutado ativamente para garantir seus históricos direitos a diferenças territoriais, culturais, educacionais e sociais. No Brasil, por exemplo, a constituição Federal de 1988 garantiu, teoricamente, o direito de livre organização social, cultural e linguística. Contudo, essas garantias não são automáticas e precisam ser constantemente renegociadas com as estruturas dos poderes não indígenas constituídos. Em vários momentos e contextos da história latino-americana há exemplos de ações na busca por respeito às alteridades e autonomias indígenas, atualmente sob a égide dos direitos humanos. São bem-vindos pesquisadores dos campos da História, Antropologia, Sociologia, Direito, Educação e áreas afins, com trabalhos que privilegiem os povos indígenas na América Latina, que buscam dialogar sobre os rumos e consequências das políticas indigenistas, seus avanços e retrocessos, a formação e o fortalecimento do movimento indígena, assim como pesquisas que contemplam os desafios diante da conjuntura política atual e das reivindicações dos povos indígenas nos países latino-americanos.

Evento: 04 e 05/11/21

Inscrições até 31/10/21: http://www.unisinos.br/eventos/iii-congresso-internacional-de-estudos-historicos-latino-americanos-ex920960-00001