Terça-feira, 22 de Junho de 2021
Congressos

II Congresso Paisagens Sonoras | nova data

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arquitetura, Arte, Chamada para trabalhos, História da Arte, Musicologia

A organização do II Congresso Internacional Paisagens Sonoras face à epidemia de coronavírus e na sequência das orientações da Direcção-Geral da Saúde e da própria Universidade do Minho relativa à suspensão de eventos internacionais, decidiu adiar a realização do congresso para os dias 3, 4 e 5 de setembro de 2020.

 

II Congresso Paisagens Sonoras
O Som, a Música e a Arquitectura nas Comemorações de André Soares (1720-1769)
Universidade do Minho, Braga – Portugal
03, 04 e 05 de setembro de 2020

À paisagem sonora, enquanto construção de identidade e processo civilizacional têm sido atribuídos valores afectivos, estéticos e patrimoniais. O significado actual da interacção entre os seres humanos, a natureza e a música ao longo dos tempos na construção de paisagens sonoras culturais e históricas constitui, sob um olhar multidisciplinar, um espaço de reflexão deste congresso.

Em 1973, realizou-se em Braga o Congresso Internacional de Estudos de Homenagem a André Soares, “A Arte em Portugal no século XVIII”, promovido pela Câmara Municipal de Braga. Robert C. Smith presidiu a este extraordinário congresso, organizado em três secções: Belas-Artes, Literatura e Música. Na sua III Secção, presidida pelo musicólogo Macário Santiago Kastner, participaram Gerhard Doderer, Manuel Faria, Cónego José Augusto Alegria, Cândido Lima, Samuel Rubio Calzon, entre outros músicos e investigadores.

Passados mais de quarenta anos e no âmbito das comemorações centenárias de André Soares (1720-1769), este congresso abordará, em particular, as relações entre música e arquitectura desde a antiguidade e aos tempos hodiernos, promovendo um espaço de reflexão e debate entre musicólogos, arquitectos, historiadores de arte, matemáticos, engenheiros acústicos e outros investigadores, dando a conhecer investigação e reflexão interdisciplinar aprofundada em torno das paisagens sonoras.

Organização

Universidade do Minho – Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)

O Congresso tem o alto patrocínio do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga e os seguintes apoios:

  • Reitoria da Universidade do Minho
  • Suonart - Associação Cultural

Prazos

Para submeter uma proposta de comunicação, deverá enviá-la até ao dia 30 de junho de 2020 sob a forma de um resumo de 200-300 palavras, acompanhado de uma breve nota biobibliográfica, para o email: coloquiosoundscape@protonmail.com

As comunicações não ultrapassam os vinte minutos. Os textos das comunicações serão submetidos à revisão por pares (peer review). Os que forem selecionados farão objeto de uma publicação. Línguas de comunicação: Português, Francês, Inglês, Espanhol

Mais informações: http://www.paisagensonoras.pt/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas