Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio2020

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Humanidades Digitais

O II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio2020 foi adiado para 2021.

II Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio2020
01/06/2020 – 05/06/2020 - 18:00 - 22:00
Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO
Av. Pasteur, 458, Urca - Rio de Janeiro - Brasil

Apresentação

Quais os caminhos possíveis entre o humanismo e o pós-humanismo, o real e o virtual, o analógico e o digital, a verdade e as fake-news? Quais direções tomar diante dos entrecruzamentos do poder das palavras com o dos algoritmos? No contexto desses enredamentos fundamentais, apresentamos o II Congresso Internacional em Humanidades Digitais da Cidade do Rio de Janeiro (HDRio2020), que será realizado de 1º a 5 de junho de 2020, no bairro da Urca, em torno dos campi da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Com o tema “Encruzilhadas Contemporâneas”, o HDRio2020 convida tecnólogas(os), cientistas sociais, pensadores, pesquisadoras(es), professoras(es), estudantes, artistas, jornalistas, blogueiras(os), publicitárias(os), instituições públicas, organizações sociais e empresas a refletir, reavaliar e debater sobre as vantagens e desvantagens dessas encruzilhadas para a vida na contemporaneidade, submetendo os seus artigos, posters, podcasts, aplicativos, games, plataformas e instalações e obras de arte, para a seleção e posterior apresentação desses trabalhos ou comunicações em palestras, mesas-redondas, oficinas, feira de empreendedorismo digital (de aplicativos, games e plataformas digitais), além de exposição de arte digital e eventos culturais, em uma extensa programação a ser criada.

Objetivos

O HDRio2020 busca consolidar e ampliar uma rede de pesquisadoras(es) já envolvida desde a sua primeira edição — HDRio2018 — e realizada na Fundação Getúlio Vargas. Em 2020 o foco é o de promover encontros/confrontos entre o Norte e o Sul Global, aproximando as associações das Humanidades Digitais oriundas de diferentes contextos geopolíticos e fortalecendo, em especial, o diálogo Sul/Sul. O HDRio2020 traz para a contemporaneidade a riqueza simbólica de um tema/conceito de forte tradição cultural e religiosa: a encruzilhada.

Submissões

Prazo para submissão: 10/01/2020 a 10/02/2020

Modalidades

• Comunicações Longas (20 min)
  • Comunicações Médias (10 min)
  • Comunicações Curtas (5 min)
  • Minicursos, Workshops ou Tutorias
  • Plataformas Digitais, Aplicativos Móveis e Games
  • Pôsteres Acadêmicos

Áreas Temáticas

1. Tema Geral: Encruzilhadas Contemporâneas
  2. Pensamentos Contemporâneos e Mundo Digital
  3. Humanidades Digitais e Realidade Brasileira
  4. Visualização, Sonificação e Análise de Dados
  5. Artes e Expressões Digitais
  6. Grandes Acervos de Dados Textuais nas Humanidades Digitais
  7. Representação do Conhecimento, Web Semântica e Dados Abertos
  8. Acervos Digitais e Memória Social
  9. Tecnologia, Cultura, Política e Sociedade

Organização, Apoios e Parcerias

O Congresso HDRio2020 é uma proposta do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (LABOGAD/UNIRIO), do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (LARHUD/IBICT) e do Instituto Urca. Conta com o apoio da Pró_Reitoria de Extensão da UFRJ, do Laboratório de Humanidades Digitais do CPDOC/FGV, do Laboratório de Humanidades Digitais da Fundação Casa de Rui Barbosa (LabHD/FCRB), do IED-Rio (Istituto Europeo di Design) e as parcerias das Associações Sulamericana de Humanidades Digitais, da Asociación Argentina de Humanidades Digitales (AAHD), do MediaLab.UFRJ, do Laboratório de Estudos de Filosofia Pop (POP-LAB/UNIRIO), do Laboratório Práticas Performativas Contemporâneas/Performers sem Fronteiras (CLA/UNIRIO), do Laboratório Multidimensional de Eventos em Turismo (LABETUR/UNIRIO), do Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA, do Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Nova de Lisboa (HDLab), da Concórdia University e de outros parceiros e apoiadores a confirmar.

Mais informações: https://www.even3.com.br/hdrio2020/