Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

II Congresso Internacional de Antropologia AIBR

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Chamada para painéis, Antropologia, Chamada para trabalhos

A Asociación de Antropólogos Iberoamericanos En Red (AIBR) e o grupo de pesquisa consolidado GRECS (Grup de Recerca Sobre Exclusió i Control Socials) convidam para a apresentação de propostas ao II Congresso Internacional de Antropologia AIBR, que terá lugar em Barcelona entre os dias 6 e 9 de setembro de 2016, subordinado ao tema «Identidade: Pontes, Limiares e Muros».

O tema desta segunda edição, recupera e põe em questão um conceito clássico que doa continuidade às principais linhas de discussão da Antropologia. Desde as origens da disciplina, refletimos sobre as categorias, as continuidades e descontinuidades como elementos característicos do ser humano. Em cada tempo e lugar a humanidade foi concebida como um todo e, ao mesmo tempo, associada com uma particularidade. Mas, até que ponto não estamos a inventar, nos grupos humanos, os conceitos de identidade ou cultura? Se nós temos tradicionalmente distinguido a identidade da alteridade, ou a cultura da natureza, e se as segundas nos fizeram ligar e desligar-nos frente das primeiras, é que não são os conceitos essenciais da disciplina ainda os nossos próprios muros?

São aceites três tipos de propostas:

1. Comunicações orais: a duração de cada comunicação não deve exceder 15 minutos;
2. Audiovisuais: a duração máxima será de 100 minutos. O Conselho Científico poderá exigir o vídeo completo para a sua avaliação;
3. Posters.

Os dados exigidos para cada trabalho apresentado são: título, resumo (máximo de 250 palavras), palavras-chave (5 máximo) e tema.

Será considerada para avaliação a generalidade dos campos da disciplina: antropologia aplicada, antropologia sociocultural, antropologia linguística, antropologia biológica e arqueologia.

Os trabalhos poderão ser apresentados em uma das línguas oficiais do Congresso: castelhano, catalão, português ou inglês.

A data limite para o envio de propostas é 28 de fevereiro de 2016.

Mais informações no site do evento: http://2016.aibr.org/pt/