II Congresso Ibérico – Terramoto de 1755. Tempos difíceis de ambos os lados do Guadiana
Início: ⋅ Fim: ⋅ Países: Espanha, Portugal
II Congresso Ibérico – Terramoto de 1755. Tempos difíceis de ambos os lados do Guadiana
21/22/23 de março de 2025
Vila Real de Santo António e Isla Cristina
Integrando-se nas comemorações dos 250 anos de uma das mais significativas intervenções iluministas em Portugal – a construção de Vila Real de Santo António, ao abrigo do Plano de Restauração do Reino do Algarve, esta formação pretende abordar o impacto que a catástrofe natural – terramoto de 1755 - teve na região sul da península Ibérica, transvasando as fronteiras políticas dos Reinos peninsulares, e a resposta que as políticas régias tiveram face à mesma.
Partindo de uma abordagem à linha de investigação - história ambiental - evidencia-se o papel das sociedades humanas, na forma como estas se organizam social, política, económica e culturalmente na adaptação ao meio ambiente, e a sua resposta perante catástrofes naturais, como foi o caso do terramoto de 1755. Explora-se a relação dinâmica entre as sociedades e os seus ambientes, reintroduzindo a natureza na narrativa histórica, investigando o papel dos eventos catastróficos nas mudanças de longo, médio e curto prazo. Para tal, as contribuições a uma escala local revelam-se fundamentais para se compreender uma escala global. Trabalha-se a temática sobre a perspetiva ibérica, em contexto escolar, à luz das investigações académicas mais recentes.
Evidencia-se o envolvimento das populações escolares em projetos transfronteiriços, assentes em análises multiperspetivadas, promotoras de pensamento crítico e de uma identidade europeia, contribuindo assim para uma educação inclusiva e para a paz.
Aguarda acreditação pelo CCPFC, com 16 horas
‣ Programa [PDF]
Mais informações no site do APH - Associação de Professores de História, aqui.