Quinta-feira, 29 de Julho de 2021
Congressos

II CHAM «Knowledge Transfer and Cultural Exchanges»

Início: Fim: Países: Portugal

História

A 2ª Conferência Internacional do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar realiza-se na FCSH/NOVA (Lisboa, Portugal), entre o 15 de julho e o 18 de julho de 2015. A edição de 2015 versará sobre a transferência de conhecimento e os intercâmbios culturais. O idioma da conferência será o inglês.
 
Os organizadores da 2ª Conferência Internacional do CHAM convidam todas as pessoas interessadas no tema acima para submeterem propostas para painéis. O período de submissão de propostas encerra dia 18 de outubro de 2014.
 
O Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM) é uma unidade de investigação interuniversitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores, e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 
Em Setembro de 2013, o CHAM passou a integrar investigadores provenientes das seguintes unidades de investigação: do antigo Centro de História de Além-Mar, do Centro de História da Cultura (CHC), do Centro de Estudos Históricos (CEH) e do Instituto Oriental (IO), convertendo-se num dos maiores centros de investigação portugueses na área da História.
 
As “fronteiras” são o tema central do projeto estratégico do CHAM para o período de 2015 a 2020. Assente numa sólida base historiográfica, este projeto multidisciplinar irá estudar a fronteira enquanto linha que separou, ao longo da história, uma pluralidade de sociedades e de culturas mas, também, enquanto uma construção social e cultural que promoveu a comunicação e a interação. Este tema central organiza-se em torno de três problemas estruturantes: a fronteira como uma divisão espacial; a fronteira como uma demarcação intelectual; e a fronteira e a construção de identidades.
 
Devido ao seu carácter multiforme, a fronteira é um tema que inevitavelmente requer uma aproximação transcultural, bem como abordagens comparativas e multidisciplinares. O CHAM está particularmente bem capacitado para lidar com este desafio, pois reúne investigadores com formação em diversas épocas (desde a Antiguidade ao período moderno e contemporâneo), vários campos disciplinares (Arqueologia, História da Arte, Património, Literatura, Filosofia e História das Ideias) e áreas da História (História Económica, Social, Cultural, Religiosa, Política, da Ciência, dos Livros e das Práticas de Leitura), bem como especialistas em história de diferentes espaços geográficos.
 
CHAM | Nomadit

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas