Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

I Workshop Lisboa Medieval - Arquivo e História

Início: Fim: Países: Portugal

Workshops, Estudos Medievais

«Talvez mais antigo do que o Arquivo Nacional, o da Câmara Municipal de Lisboa acompanha o município da capital desde os primeiros séculos da nacionalidade. A sua documentação original remonta ao século XIII. E conquanto uma grande parte do material arquivístico se tenha perdido no desinteresse dos séculos e no cataclismo de 1755, subsiste todavia documentação bastante para o julgarmos logo abaixo da Torre do Tombo na importância primária para a história medieval portuguesa» (A. H. Oliveira Marques, Guia do Estudante de História Medieval Portuguesa, Lisboa, 1988, p. 222).

Fruto de um longo período de inacessibilidade por contingências ligadas à sua conservação, a documental medieval conservada no arquivo municipal de Lisboa encontra-se em grande parte inédita, pelo que impõe-se a sua valorização histórica.

Com esse propósito, o Instituto de Estudos Medievais (IEM) em parceria com o Arquivo Municipal de Lisboa (AML) desenvolveu um projeto de investigação centrado da exploração da enorme riqueza do acervo documental deste último para o conhecimento da cidade de Lisboa no período medieval.

Nessa perspetiva, tendo como fio condutor o vasto acervo documental conservado no arquivo camarário – importante não somente para a história de Lisboa, como da própria história do país do período medievo –, este primeiro workshop pretende refletir sobre as problemáticas de conservação de documentos medievais e da sua exploração e disseminação científicas, a partir de intervenções de diversos representantes de arquivos municipais portugueses e de medievalistas especializados na história urbana no Portugal medievo.

Este workshop contará com as intervenções de:

Adelaide Brochado | Arquivo Municipal de Lisboa – Câmara Municipal de Lisboa;
Silvestre Lacerda | Diretor-geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas;
Maria Helena Gil Braga | Chefe de Divisão do Arquivo Histórico-Câmara Municipal do Porto;
Filipa Roldão | Bolseira de Pós-Doutoramento – Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra;
Mário Farelo | Professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Membro do Instituto de Estudos Medievais - FCSH e do Centro de Estudos de História Religiosa da UCP;
Amélia Aguiar Andrade | Professora catedrática de História Medieval na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Presidente do Instituto de Estudos Medievais;
Adelaide Millán Costa | Professora Auxiliar da Universidade Aberta. Subdiretora do Instituto de Estudos Medievais.

I Workshop Lisboa Medieval ― Arquivo e História
13 de novembro de 2015
FCSH/NOVA, Torre B, Auditório 1 (Piso 1) e visita ao Arquivo Municipal de Lisboa.

Informações e inscrições: iem.geral@fcsh.unl.pt.

Confira o programa do evento em anexo.