Sexta-feira, 06 de Agosto de 2021
Congressos

I Simpósio Internacional de Cinema e Análise Fílmica

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos

Call for Papers/Chamada de Trabalhos

Prazo de envio das propostas de comunicação - até 29 de agosto de 2021

https://linktr.ee/simposioanalisefilmica

O I Simpósio Internacional de Cinema e Análise Fílmica convida pesquisadores mestres, doutores e alunos de pós-graduação a enviar propostas de comunicação para a primeira edição do evento promovido pelo Grupo de Pesquisa CNPq CineArte - Cinema, análise fílmica e experiência intelectual (Brasil).

O evento ocorrerá de maneira remota ao longo dos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2021 e tem como objetivo aprofundar os intercâmbios de pesquisa centrados na análise fílmica, unindo diferentes perspectivas, desdobramentos teórico-metodológicos e suas apropriações em múltiplas áreas. São de interesse desde o estudo das imagens e sons em movimento, as definições de análise fílmica, os estudos de caso, as transformações ao longo do tempo, os enfoques para além do cinema, bem como os diálogos com outras artes e áreas das Ciências Humanas.

O encontro decorre dos intercâmbios de um grupo interdisciplinar de pesquisadores, em torno das relações entre o cinema, o audiovisual e a análise fílmica como vertente metodológica, pensados em suas diferentes apropriações e contextos. Consolidada como disciplina entre as décadas de 1960-1970, a análise fílmica coloca-se enquanto ação de segmentar e reconstruir sentidos entre obras e contextos, dividindo-se entre diversas vertentes, entre o século XX e a atualidade: a narratologia, de François Jost e André Gaudreault, as análises estilística e narrativa empreendidas por David Bordwell e Kristin Thompson, a perspectiva imanente de Jacques Aumont, as propostas de Laura Mulvey inspiradas na psicanálise, para uma crítica do prazer visual e a proposta de um contracinema, as decupagens de Eisenstein, o diálogo com a história da arte e o estilo, incluindo suas dimensões formais, sociais e históricas, o aprofundamento de conceitos no trâmite sócio-histórico, as facetas da alegoria e da figuração como métodos de análise.

Enquanto a discussão avança em diferentes contextos e reapropriações, por diversas áreas de conhecimento, num amplo leque de abrangência, o I Simpósio Internacional de Cinema e Análise Fílmica propõe quatro principais eixos de abordagem:

1. Teoria do cinema, estudos de caso e análise fílmica. Estudos teóricos, questionando conceitos e modalidades de análise, seja a partir de teorias canônicas do cinema, seja no contato com outras áreas do conhecimento. Abordagens de obras audiovisuais específicas, a partir de diálogos com a análise fílmica. 

2. Intersecções entre o audiovisual e outras artes. As diferentes epistemologias e formas de abordagem, suscitadas a partir do contato entre cinema e outras formas artísticas; conceitos, abordagens e objetos audiovisuais formulados nas fronteiras entre cinema e outras artes. Desafios metodológicos para o debate das possíveis aproximações, entre os cinemas de vanguarda, moderno ou de fluxo, em cotejo com a pintura, a fotografia e o teatro. Aproximações conceituais entre teoria do cinema e história da arte.

3. Olhares femininos e enfoques feministas. Pensamento feminista sobre o cinema, cinema de autoria feminina, cinema e gênero, o feminino no audiovisual, feminismo e modernidade no cinema, mulheres vistas pelas lentes do star system. Estudos sobre o olhar e o processo de escuta.

4. A política, o engajamento e a crítica, em suas interfaces com a análise fílmica. As construções teóricas de importantes críticos ou intelectuais, tomadas em suas potencialidades analíticas; a crítica e a resistência como suportes para construções interpretativas entre obras e contextos históricos; as tarefas do crítico como teorizações, que mediam filmes e sociedades; reapropriações de instrumentos da crítica pela análise fílmica. Estudos de enfoque político, incluindo confrontos urbanos, socioambientais, de minorias ou em torno de visões sobre a nação.

Mais informações no site do GP “CineArte – Cinema, análise fílmica e experiência intelectual: https://gpcinearte.wixsite.com/cinearte1/encontro

 

Inscrições de resumos

O processo de inscrição será realizado por meio do endereço eletrônico cinemaeanalisefilmica@gmail.com; serão aceitos resumos enviados em português, espanhol, inglês e francês. Os interessados devem submeter proposta de comunicação com as seguintes informações:

  • Formato: arquivo em Word no formato “.doc”, calibri, fonte 12, espaço entre linhas 1,5. Não serão aceitas inscrições em pdf.

  • Título e resumo (até 400 palavras)

  • Biografia sucinta (até 80 palavras)

  • Bibliografia resumida (máximo de cinco obras de referência)

Serão aceitos trabalhos inéditos, propostos de modo individual ou em coautoria (máximo duas pessoas). Cada autor(a) poderá submeter um único resumo. O tempo total de cada apresentação será de vinte minutos.

 

Credenciamento e Inscrição de Ouvintes

Para que os palestrantes e ouvintes tenham acesso às conferências, mesas e certificados do I Simpósio Internacional de Cinema e Análise Fílmica, será necessário o credenciamento. O processo será realizado pela Plataforma Even3 no site: https://www.even3.com.br/analisefilmica.

Os credenciamentos e inscrições serão gratuitos.

 

Organização

Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UAM)
Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (UFSCar)
Programa de Pós-Graduação em História (UFPR)

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas