Quinta-feira, 28 de Março de 2024

I Seminário sobre Vulnerabilidades Sociais e Saúde

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Sociais, Economia, História, Saúde

Com o objetivo de discutir as questões da saúde associadas à pobreza e exclusão social, a Escola Superior de Saúde (ESS) e a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em parceria com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), estão a organizar um seminário sobre Vulnerabilidades Sociais e Saúde, subordinado à temática “Pobreza, Exclusão social e Saúde – uma visão interdisciplinar”, que terá lugar nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2019, no Campus do IPS, em Setúbal.

Será um espaço de debate interdisciplinar entre a História, outras Ciências Sociais e a Saúde, sobre as problemáticas em questão, os seus atores e a intervenção social e política em torno destas.

Procura-se que os investigadores e outros profissionais de várias áreas do saber partilhem a sua investigação e/ou práticas de intervenção.

Áreas Temáticas

O seminário divide-se nas seguintes áreas temáticas, podendo ser aceites trabalhos noutras áreas desde que estejam enquadrados com a temática do seminário:

1. O Estado e a saúde dos pobres – procurando analisar como o Estado conduziu as suas políticas de saúde e assistência de modo a responder às necessidades dos mais desfavorecidos.
  2. Os pobres, os excluídos e os outros – analisando a evolução das desigualdades e a forma como têm sido representados os mais pobres e excluídos pela imprensa, pela literatura, pela lei, pelo Estado e pelos grupos mais favorecidos.
  3. Políticas e instituições de integração e assistência – debatendo as políticas e intervenções que têm como público alvo os grupos mais desfavorecidos.
  4. Determinantes, impactos e medição de pobreza, exclusão social e saúde – refletindo sobre as principais causas e consequências destes fenómenos, individualmente considerados ou na sociedade como um todo, assim como diferentes formas de avaliação quantificada dos mesmos.

Datas importantes

• Submissão do resumo: até 21 de janeiro de 2019 (prolongado).
  • Notificação de aceitação: até 25 de janeiro de 2019.
  • Inscrição: até 28 de janeiro de 2019.
  • Evento: 1 e 2 de fevereiro de 2019.
  • Submissão dos trabalhos completos: até 1 de março de 2019.
  • Publicação de e-book: até 31 de maio de 2019.

Mais informações: http://www.seminariopess.ips.pt/pt