Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais - UNESP
Praça da Sé, n° 108, 7° andar | Centro - São Paulo, SP

Sobre o evento

A proposição do I Encontro Latino-americano de Movimentos Socioespaciais e Socioterritoriais é resultado de um processo, de mais de trinta anos, construído por pesquisadores de movimentos que realizam pesquisas em vários países e que têm trabalhado com avanços teóricos, metodológicos e transformações das realidades. É também um espaço para o diálogo da geografia com outras áreas do conhecimento para debater sobre as contribuições teóricas e metodológicas que cada área vem construindo.

​O Evento está sendo organizado por dois programas de pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista, campus de São Paulo e campus de Presidente Prudente, pelo Programa e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará e pelo Programa de Doutorado em Ciências Sociais da Universidade Nacional de La Plata e conta com a participação de diversos programas de pós-graduação e centros de pesquisa da América Latina. E também conta com o apoio da CLACSO e UNESCO que estão contribuindo com a divulgação do evento com apoio para a vida de estudantes de graduação e pós-graduação.

​A finalidade do I Encontro Latino-americano de Movimentos Socioespaciais e Socioterritoriais é proporcionar amplo debate à rede internacional de pesquisadores a respeito da contribuição da geografia e de outras áreas do conhecimento sobre os estudos de movimentos de todos os tipos, escalas, lugares e tendências. Permitirá também conhecer o conjunto das políticas públicas que nascem das ações dos movimentos socioespaciais e socioterritoriais para o desenvolvimento territorial. Com estas atividades pretendemos contribuir com a superação do processo de criminalização dos movimentos, inclusive de preconceitos contra populações e gêneros.

Chamada para trabalhos

A aprovação dos trabalhos científicos legitimará a participação presencial no I Encontro Latino-Americano. Deverá estar anexado junto ao formulário de inscrição até o dia 31 de outubro de 2018.

Poderão inscrever-se para a seleção: estudantes de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado), pesquisadores e professores, bem como militantes de movimentos socioespaciais e socioterritoriais.

Os trabalhos apresentados deverão se adequar a, somente, uma linha temática, descritas a seguir:

1. Teorias dos espaços, territórios e movimentos;
  2. Teorias dos movimentos sociais, socioespaciais e socioterritoriais;
  3. Ações de movimentos socioespaciais e socioterritoriais rurais e urbanos, locais, regionais, nacionais e mundiais, de distintas tendências políticas e diferentes temas sociais;
  4. Atualidade do processo de construção do conhecimento sobre movimentos sociais, socioespaciais, socioterritoriais e ativismos.

​Os colóquios terão apresentações simultâneas, permitindo que os estudantes participem de todas as mesas redondas bem como os palestrantes poderão escolher os colóquios aos quais gostariam de assistir.

Mais informações: https://socioterritorial20.wixsite.com/meusite