Sexta-feira, 29 de Março de 2024

I Encontro de Jovens Cientistas Negros e I Seminário de ações afirmativas

Início: Fim: Países: Brasil

Acessibilidade Cultural, Pós-Graduação, Universidades

Nos dias 30 e 31 de janeiro acontecem o I Encontro de Jovens Cientistas Negros e o I Seminário de ações afirmativas na pós-graduação, em Fortaleza. Os eventos têm como objetivo principal debater o papel do negro na ciência, as realidades dos cientistas negros, desde a graduação, e as formas de estímulo e democratização, tanto do acesso quanto dos objetos científicos, para a presença de negros cientistas na comunidade científica brasileira.

O foco temático é debater sobre a democratização da universidade brasileira a partir da pós-graduação. E também estreitar as relações com os movimentos sociais que buscam fomentar mais democratização e diversificação étnica no ensino superior. E também discutir e aprofundar a opinião do movimento nacional de pós-graduandos e do movimento negro sobre os desafios de descolonização dos objetos científicos, através do combate às diversas formas de racismo na Academia.

O evento é organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e pela União de Negros pela Igualdade (UNEGRO). As inscrições podem ser feitas na página da ANPG.