Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

I Congresso Internacional de Literatura e Religiosidades
4 de outubro de 2021, 10h00 até 5 de outubro de 2021, 17h00
Online. Transmissão via Doity Play

Nas duas últimas décadas, houve um crescimento vertiginoso nas interfaces entre os campos de estudos da literatura e da religião. Tal fenômeno pode ser acompanhado no âmbito nacional e internacional, envolvendo pesquisas, publicações e eventos acadêmicos de algumas instituições públicas e privadas de ensino, bem como associações de docentes e pesquisadores nas áreas da Literatura, Teologia e Ciências da Religião.

Para se ter uma ideia da abrangência das pesquisas e do vigor dessas interlocuções científicas, lembremos a existência da Associação Latino-Americana de Literatura e Teologia (ALALITE), que realizou no ano de 2018, na PUC-RJ, o seu VII Congresso Internacional intitulado “Teopoética: Mística e Poesia”. Também no ano de 2018 foi realizado, na Universidade de Aveiro, em Portugal, o evento “Arca de Noé: catástrofe e redenção”. Em 2018, 2019 e 2020 ocorreu, no âmbito dos congressos da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), o simpósio “Literatura e Religiosidade”. A Associação Nacional de Pós-Graduação de Linguística e Literatura (ANPOLL) abriga na sua estrutura institucional e acadêmica o Grupo de Trabalho “Literatura e Sagrado”, que tem reunido pesquisadores desde aproximadamente o ano de 2008. A Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) abrigam Grupos de Trabalho relacionados à temática.

Finalmente, cinco dossiês temáticos foram publicados recentemente: “Literatura e Espiritualidade”, v. 53, 2020, Revista Cerrados - UnB; "Reescrituras de Jesus", v. 10, n. 20, 2020, Teoliterária – PUC/SP; “Literatura e religiosidade: entre alteridades e intertextualidades”, v. 10, n. 22, 2020, Teoliterária – PUC/SP; “Religião e literaturas contemporâneas de língua portuguesa”, v. 34, n. 03, 2020, Estudos de Religião – UMESP e "Religião, Literatura e Arte", v. 18, 2020, Revista Caminhos - PUC-Goiás.

Tais fatos nos convencem da importância de organizarmos o I Congresso Internacional “Literatura e Religiosidades”, que ambiciona criar uma rede de conexões institucionais entre essas diversas iniciativas científicas e colocar no centro das discussões qual a importância do campo dos estudos literários para a compreensão do fenômeno religioso, evidentemente, em diálogo com as demais áreas de conhecimento. Nesse sentido, o congresso proposto se configura interdisciplinar e, a depender das discussões que serão realizadas, até mesmo transdisciplinar. Por isso, convidamos profissionais das áreas de Letras, Ciências da Religião, Ciências Humanas e demais interessados a participarem.

Submissão de resumos

O envio de Resumo deverá ser realizado através da área de inscrição em inglês, espanhol ou português.

Serão aceitos até 2 (dois) resumos por inscrição. As propostas podem ser enviadas por mestrandos, mestres, doutorandos e doutores.

A data limite para inscrição nos GTs é dia 01/10/2021.

Site do congresso: https://doity.com.br//i-congresso-internacional-literatura-e-religiosidades