Terça-feira, 16 de Abril de 2024

HYBRIDITY: Examining Processes of Circulation, Collaboration, and Conflict

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Estudos Latino-Americanos, Chamada para trabalhos

O Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Maryland, EUA, convida para a Conferência HYBRIDITY: Examining Processes of Circulation, Collaboration, and Conflict, a ter lugar nessa universidade nos dias 5 e 6 de maio de 2016.

O híbrido (híbrido, hybride, ibrid) como conceito, fenômeno, e categoria de análise nos encoraja a considerar os processos de mistura e de transgressão; das fronteiras, a sua construção e contestação; de práticas e formas de pensar culturais exclusivas e inclusivas. Um foco no hibridismo torna especialmente visíveis os processos a partir dos quais foram excluídos certos grupos sociais; como esses grupos negociam a inclusão; e como eles podem formar novos espaços. O mundo é e sempre foi conectado através do movimento constante de idéias, discursos, políticas e novas tecnologias. De consideração especial para esta conferência é o movimento dos corpos que são inspirados para descobrir novos territórios e modos de ser. A circulação e reinvenção é uma característica fundamental do ser humano. Convidamos os participantes a explorar o que acontece quando os indivíduos e os grupos de pessoas se confrontam e como eles reagem, seja em conflito ou em colaboração. Estamos interessados ​​nos processos que levam a qualquer aliança continuada ou a uma luta enérgica.

Os trabalhos deverão explorar temas relativos à América Latina, o Caribe, ou os latinos nos Estados Unidos, incluindo as suas relações com outras partes do mundo. Os trabalhos podem considerar, por exemplo, as interações entre os povos indígenas, os coloniais e os imigrantes; as lutas sociais ou políticas para superar a reprodução das estruturas de exclusão; os processos de transformação do sincretismo religioso; os movimentos de independência conduzidos pelos crioulos, mulatos e mestiços; a (re)construção de identidades nacionais; diásporas afro-latinas; movimentos trabalhistas e estudantis movimentos; a organização política, ou as interpretações artísticas da vida social.

São incentivadas as propostas que explorem o cruzamento de fronteiras entre as disciplinas, tanto em termos metodológicos como analíticos. As formas híbridas de apresentação (multimédia, visual, etc.) também são bem vindas. Os trabalhos podem ser apresentados em Inglês, Espanhol, Português ou Crioulo francês.

A data limite para envio dos resumos é dia 21 de março e devem ser enviados para Sabrina González (lasc@umd.edu) e para o diretor do LASC, Dr. Laurie Frederik (Lfred@umd.edu).

Confira a chamada em anexo.

Mais informações: Latin American Studies Center

HYBRIDITY: Examining Processes of Circulation, Collaboration, and Conflict

Graduate and Undergraduate Student Conference
Latin American Studies Center
University of Maryland, College Park

May 5-6, 2016
May 5 pre-conference workshop and opening reception
May 6 conference, keynote panel, and closing reception

The hybrid (híbrido, hybride, ibrid) as concept, phenomenon, and category of analysis encourages us to consider processes of mixture, and transgression; of boundaries, their construction and contestation; of exclusive and inclusive cultural practices and ways of thinking. A focus on hybridity makes especially visible processes from which certain social groups have been excluded; how these groups negotiate inclusion; and how they may form new spaces altogether. The world is and always has been connected through the constant movement of ideas, discourses, politics, and new technologies. Of special consideration for this conference is the movement of bodies that are inspired to discover new territories and ways of being. The drive to move and reinvent is a fundamental human trait. We invite participants to explore what happens when individuals and groups of people confront each other and how they choose to react, whether in conflict or in collaboration. We are interested in the processes that lead to either continued alliance or forceful struggle.

Papers should explore topics concerning Latin America, the Caribbean, or Latinos in United States, including their relationships with other parts of the world. Applicants may consider, for example, interactions between indigenous, colonial, and immigrant peoples; social or political struggles to overcome the reproduction of exclusionary structures; transformative processes of religious syncretism; independence movements carried out by creoles, mulattoes, and mestizos, (re)constructions of national identities, Afro-Latin diasporas, labor and student movements, political organizing, and artistic interpretations of social life.

As a trans-disciplinary center, we encourage proposals that explore crossing boundaries between disciplines, both methodologically and analytically. Hybrid forms of presentation (multi-media, performed, visual display) are also welcome. Papers may be presented in English, Spanish, Portuguese, or Creole/French.

ABSTRACT SUBMISSION DEADLINE is March 21, and should be emailed to LASC graduate assistant, Sabrina González (lasc@umd.edu), and LASC director, Dr. Laurie Frederik (Lfred@umd.edu). The LASC graduate student planning committee will assess submissions and announce the conference line-up by April 1, 2016.

Latin American Studies Center