Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

Graça Machel "Território Africano: conflitos e migrações"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Direitos Humanos, Estudos Africanos, Eventos

Palestra Território Africano: conflitos e migrações, com Graça Machel
04 de setembro, às 19h
Auditório Centro Ruth Cardoso - Rua Pamplona, 1005, São Paulo
Evento gratuito

O Centro Ruth Cardoso, em parceria com o Fronteiras Do Pensamento, traz palestra gratuita da moçambicana Graça Machel - política e ativista dos Direitos Humanos. O debate, mediado pelo jornalista Jaime Spitzcovsky, abordará os conflitos e migrações contemporâneas do território africano.

A pré-inscrição deve ser feita preenchendo o formulário online. O auditório Centro Ruth Cardoso comporta até 100 pessoas e a liberação de entrada se dará por ordem de chegada.

Será feita transmissão ao vivo da palestra pela página do #CentroRuthCardoso, às 19h30.

Programação

19h - Recepção e coquetel
19h30 - Fala de abertura
20h - Palestra Graça Machel, com mediação de Jaime Spitzcovsky
21h - Coquetel

Sobre Graça Machel
Formada em Filologia da língua alemã pela Universidade de Lisboa, foi ministra da Educação e da Cultura no primeiro governo moçambicano, durante cerca de 14 anos. Em 1990 foi nomeada pelo secretário-geral da ONU para o Estudo do Impacto dos Conflitos Armados na Infância. Ainda na década de 90, a criou a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, que ajudou a reduzir o índice de analfabetismo do país para 44,9% da população (na época da independência, o país tinha uma taxa de 93%). Como reconhecimento do seu trabalho, recebeu a "Medalha Nansen" das Nações Unidas em 1995. Em 1998, foi uma dos dois vencedores do Prémio Norte-Sul .Em 2017, a moçambicana foi contemplada com prêmio "Diamonds do Good" por sua atuação em defesa dos direitos das mulheres e crianças no continente africano.

Sobre Jaime Spizcovsky
Jornalista e integrante do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint) da USP. Foi editor internacional na Folha de S. Paulo e correspondente do jornal em Moscou e Pequim.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas