Domingo, 02 de Outubro de 2022
Congressos

Fórum Internacional de Estudos Globais 2022 - Silves, Algarve

Início: Fim: Países: Portugal

Ciências Humanas, Formação

O Programa de Doutoramento em Estudos Globais da Universidade Aberta e a Câmara Municipal de Silves promovem, de 21 a 23 de Outubro, na cidade de Silves, no Algarve (Portugal), o Fórum Internacional de Estudos Globais 2022, subordinado ao tema "Guerra e Paz na Era da Globalização".
 
A história tem sido marcada por ciclos de guerra e de paz, transversais a todas as civilizações e culturas. Desde os alvores da civilização grega, existe a preocupação de estabelecer limites à possibilidade de desencadear ou levar a cabo a guerra. Da ideia medieval de guerra justa decorre a ideia contemporânea, consagrada no artigo 51.º da Carta das Nações Unidas, de que a guerra só é lícita em autodefesa. Desde há muito, portanto, que a humanidade se deu conta da necessidade de assegurar a paz como desiderato político e cultural.
 
Ao debater-se “Guerra e Paz na Era da Globalização”, procura-se obter uma melhor compreensão dos desafios contemporâneos originados pela ameaça generalizada da guerra e pela procura consciente da paz, a partir do cruzamento de perspetivas científicas, seguindo metodologias e propostas inter, trans e pós-disciplinares inovadoras inerentes aos Estudos Globais.
 
O evento será creditado como ação de formação e está aberto à participação do público em geral, mediante inscrição prévia.
 
Eixos Temáticos:

Eixo 1 – GUERRA E PAZ NA HISTÓRIA GLOBAL
Eixo 2 – DIREITO GLOBAL NA CONSTRUÇÃO DA PAZ
Eixo 3 – GUERRA, ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Eixo 4 – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A PAZ E A CIDADANIA GLOBAL
Eixo 5 – GUERRA E REFUGIADOS: DESAFIO GLOBAL
Eixo 6 – GUERRAS DE RELIGIÃO, ESPIRITUALIDADES E ECUMENISMOS PACIFISTAS
Eixo 7 – APRECIAÇÕES DA PAZ E DA GUERRA ATRAVÉS DA ARTE
 
Mais informações e inscrições no site do evento: https://fieg2022.weebly.com/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas