Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

Experimentation and beyond in music

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Música

A Universidade de Aveiro / INET-md e a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (P.Porto), em associação com a Casa da Música, Performance Studies Network, Sociedade Portuguesa de Investigação em Música e o projeto XPERIMUS, organiza um fórum de pesquisa sobre experimentação em música a 15 e 16 de Abril, 2022, na Casa da Música do Porto.

A definição de experimentação em música é particularmente complexa, já que os conceitos e métodos subjacentes podem ser identificados de forma geral na criação artística e performance. A designação pode também abranger um leque extenso de perspetivas, que este fórum pretende abordar e discutir: a sua associação com contextos históricos e de pesquisa específicos, o papel da tecnologia, a ecologia e conteúdos ideológicos dos seus processos e resultados, e a sua intersecção com a pesquisa artística.

Convida-se ao envio de propostas de apresentações individuais ou de grupo, assim como de sessões coletivas, sobre tópicos relativos a experimentação em criação e performance musical. As contribuições poderão abordar temas como:

  • metodologias e modos multi/inter- e transdisciplinares de apresentação experimental
  • perspetivas históricas sobre contextos, performers e produção criativa experimentais
  • perspetivas teóricas sobre experimentação musical
  • estudos de caso sobre contextos e práticas experimentais atuais
  • abordagens autoetnográficas e de autoetnografia coletiva em contexto de experimentação
  • a experimentação como ferramenta em criação performativa contemporânea

As propostas, em inglês, podem ser submetidas pela EasyChair (https://easychair.org/conferences/?conf=xperimus2022) até às 24h (CET) de 22 de Janeiro de 2022, e devem incluir informação sobre: enquadramento; questões de pesquisa; objetivos; descrição de conteúdos; relevância artística e/ou de pesquisa.

Os formatos de apresentação incluem:

  • Apresentações individuais (orais): 20 minutos, seguidos de 10 minutos de discussão.
  • Apresentações individuais ou apresentações em grupo breves, incluindo performance: 35 minutos, seguidos de 10 minutos de discussão.
  • Sessões coletivas: 90 minutos, incluindo discussão. Este formato abrange apresentações orais (painel), ou pode integrar conteúdos performativos e orais.

Para apresentações individuais e apresentações individuais ou em grupo incluindo performance, deve ser submetida uma proposta em inglês com c. 500 palavras; no caso de sessões coletivas, a proposta não deve exceder c. 1000 palavras. As propostas não podem incluir nomes de autores ou outra informação que permita identificar a sua autoria.

As propostas devem referir o equipamento audiovisual necessário e requisitos especiais de espaços/equipamento para performance. O local de apresentação tem excelentes condições em termos de instrumentos, equipamentos e apoio técnico, mas alguns requisitos poderão não ser garantidos. Para mais informações ou esclarecimentos, pedimos que contactem: xperimus@ua.pt.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas