Terça-feira, 21 de Setembro de 2021
Congressos

Evento “Games Against Hate Speech” assinala o final do projeto europeu Play Your Role

Início: Fim: Países: Portugal

Ciências da Comunicação, TIC, Workshops

No próximo dia 18 de setembro decorre, em formato online, o evento de encerramento do projeto europeu Play Your Role. Sob o título “Games Against Hate Speech”, o programa inclui uma conferência plenária, em que participa o CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, e quatro workshops dedicados a mediadores educacionais.

Direcionada para todas as pessoas envolvidas na luta contra o discurso de ódio online, a conferência internacional, que se realiza em inglês e francês (com tradução simultânea), conta com a intervenção dos diferentes parceiros do projeto Play Your Role. Serão apresentadas perceções e ações relativamente à literacia dos media e ao discurso de ódio; os resultados da investigação; as respostas para combater a discriminação; e as vantagens da gamificação para enfrentar questões sensíveis.

“Let Kids Play Against Hate Speech” é o mote para os workshops que serão disponibilizados pelos parceiros de Itália, Polónia, Alemanha e Lituânia. Estes workshops permitirão que os participantes se apropriem de alguns dos recursos do projeto Play Your Role para realizarem as suas próprias ações com os jovens que supervisionam.

Nos workshops “Hate Speech and Toxicity in Video Games, Chat Rooms and Blogs”, ministrado pelo Centro Zaffiria e COSPE, e “Tools to tackle violence, cyberbullying and hate speech online”, a cargo de VsI Edukaciniai Projektai, serão apresentados alguns videojogos desenvolvidos pelo Play Your Role. Em Are we prepared to encounter online hate speech? Do we know how to respond to it? Can we recognize a pathological situation quickly enough? It is not always easy.”, disponibilizado pela Fundacja Nowoczesna Polska, professores e educadores poderão experimentar na prática alguns itinerários pedagógicos. Já o workshop “Experiencing and tackling Hate Speech”, dirigido pelo JFF-Institute for Media Education, terá como objetivo a apresentação de um jogo-blogue interativo, concebido para discutir o ódio de uma forma lúdica, mas segura.

Play Your Role utiliza o forte potencial e atratividade dos videojogos para criar espaços de diálogo sobre as mensagens que circulam neste universo complexo, o que pode ter repercussões significativas na forma como os jovens constroem as suas representações do outro e se comportam quando enfrentam estereótipos. Os videojogos são utilizados como um vetor pedagógico na abordagem de questões de discriminação subjacentes ao discurso do ódio, na partilha de ferramentas para lidar com conflitos e na promoção da cidadania junto dos adolescentes.

Durante dois anos, Play Your Role centrou-se na utilização de videojogos para desenvolver o pensamento crítico dos jovens e para os ajudar na luta contra o discurso de ódio online.

Para aceder à conferência online, é necessário proceder à inscrição aqui.

Mais informações: sophia@savoirdevenir.net

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas