Estudos decoloniais 2015-2025 – Balanço da Situação: Áfricas – Américas – Europa
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: França
Chamada para Contribuições 2015 - 2025
Balanço da Situação: Áfricas – Américas – Europa
Revista de Estudos Decoloniais (RED)
(Com o apoio do seminário “Pensar as Descolonizações” do ERRAPHIS)
13 a 17 de outubro de 2025
Universidade Toulouse Jean Jaurès, França
Apresentação
Em 2015, realizou-se na Universidade Lumière Lyon 2 o primeiro colóquio dedicado aos estudos decoloniais. Há dez anos, os estudos decoloniais, nascidos no continente sul- americano, eram pouco conhecidos na França. Embora fossem mais reconhecidos na Espanha ou na Bélgica, no resto da Europa, África ou Ásia, predominavam os estudos pós-coloniais e os estudos subalternos. O principal objetivo desse primeiro encontro era analisar e questionar os deslocamentos epistemológicos operados pelos estudos decoloniais no marco de um diálogo interdisciplinar, participativo e construtivo. Esse colóquio recebeu diversos contribuintes da América do Sul, Europa e África. Vários workshops focaram em decolonialidade, pós-colonialidade, transmodernidade, teorias e literaturas decoloniais, epistemologias do Sul, artes e músicas, assim como políticas derivadas da descolonização. Temas como os diferentes modos de colonialidade — do espírito, da classe, do gênero e da raça — foram explorados, além de formas de repensar a linguagem, a educação, a antropologia e a filosofia.
O colóquio de 2015 não pretendia ser apenas um espaço para trocas efêmeras, característico de muitos encontros acadêmicos, mas sim a materialização de um espaço-tempo que resultasse em iniciativas concretas, culminando no nascimento da Revista de Estudos Decoloniais, que desde então publicou 8 números temáticos (https:// etudesdecoloniales.press). Além disso, a RED organizou diversos colóquios na África e na América do Sul sobre as representações de africanos e afrodescendentes a partir de perspectivas afrodecoloniais (Saint Louis, Senegal, 2017; Salvador da Bahia, 2019; Luanda, 2023).
O colóquio de Toulouse, que ocorrerá em outubro de 2025, propõe-se a fazer um balanço da situação, dez anos depois, dos estudos decoloniais nos espaços europeus, americanos e africanos (francófonos, lusófonos e anglófonos). Buscará compreender como suas manifestações nesses diferentes espaços, cada um confrontado à sua maneira com as violências e contradições do sistema-mundo colonial, e sua circulação entre esses espaços diferenciados, forneceram chaves para análises políticas e destacaram formas originais de ação coletiva capazes de desafiar a hegemonia da perspectiva euro-ocidental sobre a modernidade.
O encontro também dará atenção especial ao tema da resiliência e da cura, combinando arte, história e engajamento político por meio de workshops multidisciplinares e artísticos que abordarão o artivismo (a interseção entre ativismo e arte), os saberes indígenas e a ancestralidade afrodiásporica e ameríndia.
Diretrizes Para Participação
Assim como os temas, as contribuições esperadas são diversas e podem se enquadrar em uma das seguintes categorias:
- Relatos e análises de experiências
- Comunicações científicas
- Workshops participativos e artivistas
- Submissão e seleção de contribuições
Os idiomas de comunicação podem ser francês, espanhol, português e inglês.
Cada apresentação oral terá duração de 15 a 20 minutos, seguida de uma discussão de tempo equivalente.
A apresentação de um trabalho não deve consistir na leitura de um texto escrito.
Todas as propostas de contribuição devem ser enviadas: e-mail: revuedetudesdecoloniales@gmail.com até 20 de abril de 2025.
O texto da proposta não deve exceder 500 palavras.
Todas as propostas de contribuição devem incluir um título, bibliografia, a categoria selecionada (uma das três acima), uma lista de palavras-chave e um breve currículo (5 linhas) do(s) autor(es).
Todas as comunicações poderão ser consideradas para publicação posterior (anais em formato eletrônico e um projeto de publicação científica). Os autores que desejarem poderão enviar os textos completos de seus artigos (máximo de 10.000 palavras, formato APA) até 30 de setembro de 2025.
Datas importantes
- Prazo para envio de propostas: 20 de abril de 2025
- Resposta: 30 de abril de 2025 (a partir)
Consulte a chamada completa em anexo.
Fonte: «Estudos decoloniais 2015-2025 – Balanço da Situação: Áfricas – Américas – Europa», Chamada de trabalhos, Calenda, Publicado sexta, 21 de março de 2025, https://doi.org/10.58079/13jf8