Sábado, 20 de Abril de 2024

ENEPI 2019: “Estados e Moedas no Desenvolvimento das Nações”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Relações Internacionais

ENEPI 2019: “Estados e Moedas no Desenvolvimento das Nações”
29, 30 e 31 de Maio de 2019

O Programa de Economia Política Internacional do Instituto de Economia da UFRJ (PEPI-UFRJ) anuncia a realização do III Encontro Nacional de Economia Política Internacional, a ser realizado nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2019, no Instituto de Economia, Campus da Praia Vermelha: Av. Pasteur, nº 250, andar térreo, Urca - Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Diante do sucesso do primeiro Encontro, realizado em Maio de 2016, assim como do segundo, realizado em Maio de 2017, do constante crescimento e consolidação dos estudos de EPI, e convergindo com as recentes manifestações e iniciativas de Pesquisadores da área de EPI no Brasil, como a área de EPI na ABRI (Associação Brasileira de Relações Internacionais), o evento tem como objetivo fortalecer os esforços de institucionalização da área, oferecendo um ambiente fértil e estimulante para a exposição e debate de pesquisas em andamento ou já concluídas e permitir a aproximação entre intelectuais (graduandos, pós-graduandos e professores/pesquisadores) de diferentes Universidades, centros de pesquisa, e regiões do Brasil e América Latina. Espera-se fomentar a criação de redes entre estes pontos propiciando o debate de temas relevantes para a área como a situação da EPI no Brasil; as tradições do pensamento original no Brasil e na América Latina; as Agendas de pesquisa cujo tema é o Desenvolvimento; e a Influência científica e política do conhecimento produzido na área. No ano de 2019, o ENEPI também celebrará os 20 anos da publicação do livro “Estados e moedas no desenvolvimento das nações”, trabalho seminal para a Economia Política Internacional no Brasil e fruto do projeto de pesquisa fundador do PEPI.

Participação

Como ouvinte. O evento será aberto e gratuito para todos que desejarem participar como ouvintes. Serão expedidos certificados para os ouvintes que tenham obtido a presença mínima comprovada de 75% das atividades programadas para o evento. Para participar como ouvinte, o interessado deve enviar um email para enepi2019@gmail.com o título “Inscrição Ouvinte” e informar, no corpo do email, nome completo, formação e instituição.

Os participantes interessados em apresentar trabalhos deverão, até 03 de fevereiro de 2019, enviar o resumo de sua proposta de trabalho, para o e-mail: enepi2019@gmail.com. O resumo deve estar enquadrado em uma das três áreas temáticas compreendidas pelos Grupos de Trabalho:

GT 1. Sistema Interestatal e Poder Global

GT 2. Desenvolvimento Capitalista e Geopolítica

GT 3. Moeda, Finanças e Geoeconomia

Para a apresentação de trabalhos é necessário estar vinculado a algum centro de pesquisa ou programa de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) na área de Relações Internacionais, EPI ou afim, exceto para os artigos enviados ao Fórum de Graduação.

Mais informações no site do III ENEPI.