Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Congressos

Encontros de Pontos de Rede 2022 – 7º Edição

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: China, Macau

Chamada para trabalhos, PLE

Encontros de Pontos de Rede 2022 – 7º Edição

25 e 26 de novembro – Macau, China

A leitura no ensino de português língua estrangeira:

práticas pedagógico-didáticas centradas no aprendente

 

No final do Encontro de Pontos de Rede 2020, dedicado à reflexão sobre os efeitos da ainda atual pandemia no ensino de Português Língua Estrangeira, foi possível concluir que a nova realidade com que nos confrontamos tem constituído “uma oportunidade para rentabilizarmos e consolidarmos conhecimento já construído em torno, entre outros temas, das potencialidades das tecnologias digitais, de práticas colaborativas em Educação e de abordagens pedagógico-didáticas centradas no aprendente” (Canha, B. et. al., 2021)[1]. Retomando essa conclusão e procurando conferir-lhe expressão consequente, o EPR incidirá, em 2022, sobre o ensino centrado na pessoa que aprende e sobre o reforço da sua autonomia nesse processo de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal (reservando para edições futuras uma atenção mais focada nos restantes temas identificados).

A esta área temática associamos ainda uma outra, a leitura, propondo-as como cúmplices. Reconhecida, descrita e oficialmente explicitada como dimensão nuclear de desenvolvimento em Educação em Línguas, a leitura em contexto formal de ensino/aprendizagem tem, simultaneamente, suscitado preocupações, dilemas, frustrações, por parte quer de professores, que a pretendem promover, quer por parte dos alunos, que são colocados perante o imperativo de responder às exigências da escola neste domínio. Como poderá a escola, ainda dominada por dispositivos (de avaliação, por exemplo) e esquemas organizativos (horários e tempos letivos, por exemplo) que tendem a normalizar as aprendizagens, apoiar e encorajar o desenvolvimento de um ato, essencialmente interpretativo, individual e íntimo? Como estimular o gosto pela leitura e as competências do leitor? A escola, na realidade, tem fomentado ou comprometido esse gosto e o desenvolvimento dessas competências? Que tipologias de textos deve acolher a aula de PLE, alargando a abrangência da competência leitora e promovendo o desenvolvimento do pensamento autónomo e crítico?

Assumindo-se como espaço de encontro entre profissionais comprometidos com a melhoria das práticas de ensino do PLE e de partilha de experiências de investigação e de intervenção nesta área, a comissão organizadora do EPR 2022 convida todos os colegas dos pontos de rede do ensino da língua portuguesa na Ásia e Oceânia a contribuir para a reflexão sobre a problemática aqui esboçada.  Dadas as alterações necessárias ao ajustamento do EPR à estratégia dinâmica do combate à pandemia em Macau, a data preferencial de submissão das propostas de comunicação passará a ser 28 de outubro com prorrogação eventual até 4 de novembro. Deverá enviar as suas propostas de comunicação na ficha de inscrição, a encontrar em https://ipor.mo/pontos-de-rede/, remetendo-as para o email pontosderede.macau@ipor.org.mo. As comunicações deverão ser enquadradas nos eixos temáticos que a seguir se enunciam:

Eixo 1. Géneros e tipologias textuais: abordagens didático-pedagógicas

Eixo 2. O texto literário – como o tratar sem o destratar?

Eixo 3. Competência leitora e desenvolvimento do pensamento crítico, independente

Para mais informações poderão consultar a página oficial do IPOR em https://ipor.mo/pontos-de-rede/.


1 Canha, B. et. al. (Eds.) (2021), Encontro de Pontos de Rede. Desafios e Contingências no Ensino do PLE: Gerir a Adversidade Repensando o Futuro. Macau, Instituto Português do Oriente: 17.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas