Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Encontro de Pesquisas das Artes Medievais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Chamada para trabalhos, Estudos Medievais

Encontro de Pesquisa das Artes do Medievo – EPAM. O medievo artístico revisitado: espaços e transculturalidades sob uma perspectiva multidisciplinar | 18 a 22 de outubro de 2021

O Encontro de Pesquisas das Artes Medievais - EPAM, organizado pelos participantes do Laboratório de Estudos Medievais - LEME/UNIFESP - Núcleo História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, é um evento acadêmico anual dedicado à divulgação científica e criação de espaços de diálogo e reflexão sobre História da Arte Medieval e áreas afins, com a finalidade de promover o contato entre pesquisas acadêmicas concluídas ou ainda em desenvolvimento sobre essa temática.

A transculturalidade envolve o movimento de ideias, objetos e pessoas entre espaços. As trocas transregionais impactam diretamente na construção das experiências, dos saberes e das artes. Estudos recentes sobre as artes medievais têm privilegiado as distintas manifestações resultantes da mobilidade e dos encontros transculturais e transregionais, deslocando as tradicionais categorias da História da Arte - como as identidades nacionais, noções de estilo, etc. Este evento multidisciplinar procurará explorar as manifestações ocorridas no longo espaço temporal da Idade Média. Os temas a serem abordados podem incluir, mas não estão limitados a: Como a mobilidade alterou os fazeres artísticos? Como as artes medievais foram ativadas por meio dos encontros? De que forma os agentes envolvidos – artistas, comitentes, usuários/observadores e os próprios objetos artísticos - negociaram as tensões dos encontros e das apropriações culturais? Da mesma forma, como as materialidades, tecnologias e técnicas artísticas  negociaram as tensões dos encontros e das apropriações culturais? As propostas de comunicação podem ser enviadas em português, espanhol, francês ou inglês.

Inscrições para comunicações prorrogadas até 10/09/21.

​Mais info.: https://epamunifesp.wixsite.com/epam