Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Encontro de Administração da Justiça – EnAJUS 2021

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Administração Pública, Chamada para trabalhos

A quarta edição do Encontro de Administração da Justiça – EnAJUS 2021 será realizada nas modalidades presencial e online, entre 25 a 27 de outubro de 2021, no Campus da Justiça, em Lisboa.

As submissões estão abertas até dia 10 de julho de 2021. Consulte as regras de submissão aqui.

As edições de 2018 e 2019 do EnAJUS, realizadas em Brasília-Brasil, resultaram do trabalho colaborativo do grupo de pesquisa Administração da Justiça (AJUS), do Programa de Pós-Graduação em Administração, e do Programa de Pós-Graduação em Direito, ambos da Universidade de Brasília, do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) da Universidade de Lisboa, e do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES). Na edição de 2020, promovida no formato online, devido à pandemia global COVID-19, juntaram-se a esse grupo dois novos atores importantes: a Universidade Positivo, através dos programas de Pós-Graduação em Administração e em Direito, e a Direção-Geral da Política de Justiça, do Ministério da Justiça de Portugal.

O EnAJUS 2021 tem como tema central A Administração da Justiça, o Direito e a Administração Pública e Privada: impactos, ramificações, obstáculos e inevitabilidades. O tema central sinaliza aos participantes a importante reflexão sobre o aparente paradoxo resultante da necessária coexistência, entre estes três vértices, de um triângulo institucional: a justiça aplicada, o direito e  as suas diversas fontes, e as entidades pertencentes aos setores público e privado. Se é certo que por vezes a convivência desses vetores se afigura como difícil e quase impossível, por outro lado, também é óbvia a sua interdependência vital.

Para mais informações aceda ao site do evento.

As sessões e painéis da edição 2020 estão disponíveis no canal de Youtube do evento.