Sábado, 20 de Abril de 2024
Congressos

Educação e Cidadania — Seminário de Estudos Sobre o Holocausto

Início: Países: Portugal

Educação, História, Museologia

A investigação sobre o Holocausto é, talvez, das mais dinâmicas no contexto académico internacional. Esta tem estado focada nos países que cometeram ou participaram no genocídio ou nos países cuja população foi alvo de perseguição e de extermínio. Estes estudos também se estenderam aos estados que mantiveram a neutralidade durante o conflito mas que tiveram, ou que poderiam ter tido, um papel importante no salvamento de judeus, como países de trânsito ou de exílio. Em Portugal, a historiografia tem também dedicado uma enorme atenção à temática, que tem estado igualmente presente na vida pública nacional. Em 2021, o governo português lançou o “Projecto Nunca Esquecer – Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto” com o intuito de manter viva a memória deste acontecimento histórico, encarado como ponto de partida para prevenir e combater todas as formas de discriminação.

O Instituto de História Contemporânea, o Museu Nacional Resistência e Liberdade e a Fundação Aristides de Sousa Mendes organizam, a partir do ano letivo de 2021/2022, um seminário anual dedicado às temática do Holocausto. As sessões visam divulgar a mais recente investigação académica, assim como o trabalho desenvolvido na área da educação e da museologia, a nível nacional e internacional.

 

Sobre esta sessão:

9 de Novembro, às 18h, no Canal YouTube do IHC

Desde a criação da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, instituição da qual Portugal é país membro desde 2019, que a educação tem sido um dos seus principais focos de actuação. Em diversos países, o tema faz parte integrante dos currículos nacionais, existindo mesmo instituições que se têm dedicado a promover a comemoração e o ensino deste acontecimento. No meio académico, emergiu igualmente uma nova área de investigação, que se preocupa em compreender como se ensina e como se aprende. Apesar destes esforços, inquéritos realizados em vários países têm demonstrado a falta de conhecimentos históricos em relação ao Holocausto.

Por que motivo é relevante ensinar sobre o Holocausto? Como leccionar sobre este tema? Deve este ensino ser utilizado como ferramenta para educar sobre os direitos humanos e para a cidadania? Quais as expectativas de docentes e alunos? Que vantagens e limites é que esta abordagem comporta? Estas são algumas das questões que iremos discutir com os nossos convidados:

A moderação será de Cláudia Ninhos (IHC — NOVA FCSH) e Aida Rechena (Museu Nacional Resistência e Liberdade).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas